Selo PROCEL e selo ruído: além da certificação de produtos Inmetro | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Selo PROCEL e selo ruído: além da certificação de produtos Inmetro

Sempre tratamos aqui da certificação de produtos conforme as respectivas portarias do Inmetro. Depois que um produto passa pela Avaliação de Conformidade com um organismo acreditado pelo instituto, é emitida a certificação que então é usada para fazer o registro de objeto no sistema Orquestra. Após estes passos, se tudo for aprovado, um produto é liberado e pode exibir isso para os consumidores usando o seu Selo Inmetro. 

O mercado brasileiro já conhece o trabalho do Inmetro. Além de certificar uma série de produtos, processos e sistemas, o órgão faz estudos constantes para avaliar itens que já estão circulando, sempre com o objetivo de proteger pessoas contra danos a própria segurança e ao ambiente. É por isso que brinquedos e eletrodomésticos, por exemplo, constam como produtos de certificação compulsória (obrigatória). 

Porém, o que poucos sabem, é que existem mais selos possíveis além do Inmetro. Eles fazem parte de programas específicos sobre componentes, tecnologias e efeitos que estão relacionados aos produtos já registrados no órgão. Seu uso é principalmente informativo, mas é interessante contar com estes selos para se destacar no mercado.  

Continue lendo para conhecer o Selo Procel e o Selo Ruído. 

Selo Procel de Economia de Energia 

Conhecido simplesmente por Selo Procel, este é fruto do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e foi instituído em 1993. Sua função é destacar os eletrodomésticos e outros aparelhos com alimentação elétrica. Cada um dos equipamentos é submetido aos testes em laboratórios e então recebe a correspondente etiquetagem, que só pode ser removida após a venda.  

Você certamente já conhece este selo por sua aplicação em todos eletrodomésticos exibidos nas lojas, e mais alguns outros produtos como: 

  • Congeladores 
  • Refrigeradores 
  • Lavadoras 
  • Televisores 
  • Ventiladores 
  • Ar-condicionado 
  • Fogão ou forno elétrico 
  • Microondas 
  • Lâmpadas 
  • Luminárias 
  • Bombas e Motobombas 
  • Motores Elétricos 
  • Sistemas de Aquecimento Solar 
  • Sistema Fotovoltaico 

Entre outros itens. Para ilustrar a eficiência elétrica, cada selo traz uma nota para os resultados do produto, sendo A o mais eficiente e seguindo para B, C, D e E o pior e com maior consumo. O selo Procel indica ainda o consumo de energia estimado em kWh/mês. Para os consumidores, essa é uma informação clara de que o produto pode economizar (ou gastar mais) na conta de energia elétrica. 

Selo Ruído  

Para este caso, o Inmetro tem uma portaria específica sobre a emissão do selo ruído, relacionado também aos eletrodomésticos. Como o nome diz, os testes realizados nestes produtos medem o volume que eles alcançam durante sua utilização, o que pode ser perigoso para pessoas e animais. É por isso, que o selo é um esforço conjunto entre Inmetro e o Ibama.  

O selo ruído pode (e deve) ser encontrado em aspiradores de pó, secadores de cabelo e liquidificadores, entre outros de uso rotineiro. De forma similar ao Selo Procel, este deve trazer claramente sobre o Nível de Potência Sonora, descrito em decibéis (db). 

Obter estes selos não é mais complicado do que obter a certificação do seu produto. Se quer dar início na sua certificação Inmetro, não hesite em falar com a Yes! Certificações. 

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP