Segurança nos playgrounds: Inmetro abre consulta pública

Crianças no playground

A atenção do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá aos artigos infantis não é novidade. Brinquedos importados ou nacionais devem possuir certificação compulsória para serem comercializados. No entanto, os playgrounds ou parquinhos, não possuem uma regulamentação obrigatória.

A partir de uma solicitação da prefeitura de São Paulo, o Inmetro abriu uma consulta pública para levantar, junto à sociedade, informações, sugestões e relatos sobre a segurança dos playgrounds. Essa foi a primeira vez que a instituição adotou essa medida.

Importância da regulamentação

Brincadeiras de risco funcionam como terapia comportamental cognitiva para transtornos de ansiedade.  É o que dizem estudiosos da Universidade Rainha Maud, da Noruega. Segundo eles, crianças que encaram brinquedos em playgrounds e sofrem quedas leves possuem menos chance de desenvolver medo de altura no futuro. Por isso a importância de utilizar brinquedos certificados.

No entanto, números levantados pelo Datasus (Sistema Único de Saúde) mostram que das 6218 internações causadas por acidentes em parquinhos durante 15 anos, 45 tiverem morte como consequência.

Dificuldades

Após algumas análises, a dúvida levantada foi que as causas dos acidentes não eram dos produtos em si, mas na manutenção e instalação deles. Além disso, a certificação compulsória pode, inclusive, encarecer os brinquedos tipo playground no mercado e não solucionar o problema dos acidentes.

Por isso, uma das propostas do Inmetro foi elaborar cartilhas educativas e recomendações técnicas para as prefeituras- instituições responsáveis pela fiscalização- sobre manutenção.  Outra solução é a utilização de placas para orientar os pais sobre o uso dos equipamentos.

Certificação voluntária

Apesar de não haver a certificação compulsória, fabricantes de brinquedos tipo playground para se manterem concorrentes no mercado- seguem cada vez mais as orientações da Norma 14350 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo ela, as estruturas não podem ter trincas e deformações e as conexões devem ser firmes, evitando que peças se soltem ou fiquem salientes. Parafusos e roscas precisam ser encapados. Também há orientações quanto às plataformas, que devem ser horizontais e uniformes, e os degraus devem ter espaços iguais.

Cuidados

Mesmo com a certificação voluntária, é importante que os responsáveis pelos playgrounds levem em conta alguns pontos, como:

– Manter regularizada na inspeção e manutenção das peças;

– Realizar uma inspeção certificada pelo menos uma vez ao ano

– Brinquedos devem estar separados em, pelo menos, 1,30 metros;

– Ter atenção especial e cuidados com o equipamento, aumentando a vida útil: os de madeira possuem em médias três anos, os de plástico, entre 15 e 20 anos.

Você é fabricante de brinquedos tipo playground ou importador e ainda não segue a Norma 14350 da ABNT? Conheça a Yes! Certificações e saiba como certificar o seu produto com mais eficiência e rapidez!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP