Certificação compulsória

Saiba o que é a certificação de brinquedos compulsória

Por mexer com a imaginação de crianças e adultos, os brinquedos merecem uma atenção especial no tocante a segurança para preservar a vida de todos. Por isso, a certificação de brinquedos compulsória é necessária para estar à venda no mercado.

A certificação de brinquedos compulsória remete a todo tipo de produto para entretenimento com a faixa etária de 0 a 14 anos, seja ele produto nacional ou importado que precisa atender às normas vigentes.

Desde 1988, através da Portaria do INMETRO 177, a certificação se tornou compulsória para prevenir possíveis riscos que, mesmo não identificados pelo público, podem surgir pelo uso normal ou consequência de um uso indevido de um brinquedo. As avaliações realizadas pelo laboratórios acreditados, ou autorizados, pelo INMETRO que realizam estes testes de acordo com o tipo do brinquedo e a sua composição, destinação do público e forma de utilização.

O nome compulsória vêm por causa dos órgãos de avaliação da conformidade do produto, composto por laboratórios públicos e privados autorizados pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade.

O produto após a sua fabricação é levado para testes nestes locais citados acima para verificar se os parâmetros estão de acordo ou em desacordo. São testes de:

  • Impacto e queda para detectar partes pequenas ou cortantes que possam machucar a criança;
  • Mordida para saber se o brinquedo pode ter partes que possam ser levadas à boca;
  • Tração para verificar o risco de queda em pontas perigosas;
  • Químico para avaliar a possibilidade de risco de ingestão de produtos químicos;
  • Inflamabilidade para descobrir a possibilidade de entrar em combustão e pegar fogo;
  • E ruído.

certificação compulsória 2

Após a realização destes procedimentos e sendo aprovado, o produto recebe a aprovação e o selo INMETRO, onde constam a marca do instituto, a identificação do laboratório que aprova o brinquedo e qual a certificação recebida pelo produto.

Se o brinquedo for importado, será necessário a avaliação do lote com todos os ensaios como se o produto fosse nacional e, sendo aprovado, recebe um laudo aprovando a venda do produto para o mercado brasileiro.

Todo este processo demanda tempo e uma empresa qualificada e que cuide de todo o trâmite necessário. É nesta janela de oportunidade que a Yes! Certificações entra em ação.

Somos experientes em todo o trabalho para que seu brinquedo tenha a certificação com celeridade seguindo toda a determinação necessária analisando toda a documentação e os testes feitos pelo fabricante.

Além disso, promovendo o treinamento para seus funcionários entenderem todo o caminho necessário e se adequarem a gestão de qualidade dentro da ISO 9001.

Entre em contato e veja como seu produto será certificado rapidamente com uma gestão profissional para que você possa focar nos seus negócios. Faça sua cotação!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *