Qual é o momento certo de certificar produtos importados? | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Qual é o momento certo de certificar produtos importados?

Como já tratamos aqui no blog, muitas empresas brasileiras contam com os produtos importados para se destacar no mercado, seja por variedade, qualidade, preço ou outro fator competitivo. A importação é um processo complexo, mas ela é apenas uma das etapas para obter os seus produtos antes de colocá-los para venda no país. Nesse meio tempo, existe ainda a necessidade de certificar os produtos importados.

A certificação de produtos é essencial para os aparelhos e equipamentos de telecomunicações, com responsabilidade da Anatel, e também para outros produtos, peças e materiais que estão na lista de certificação compulsória (obrigatória) junto ao Inmetro, a exemplo de brinquedos, peças automotivas, eletrodomésticos, material escolar, entre outros. 

Mas se a importação de produtos e a certificação dos mesmos são dois processos diferentes, como eles devem acontecer? Qual é o momento certo de certificar produtos? Entenda essa questão nos próximos tópicos.

Como é feita a certificação de produtos?

Isso vai depender de qual produto você está importando, o que o direciona para as portarias específicas do órgãos já citados. Quando sua empresa encomenda produtos importados, é essencial contar com uma Licença de Importação já de antemão. A certificação de produtos é feita com a análise e testes específicos de amostras do item em laboratórios habilitados por cada órgão.

Os processos são diferentes entre Anatel e Inmetro, mas os dois compartilham a necessidade de certificar o produto importado antes mesmo que ele chegue no país. Não ter a devida certificação e registro do objeto pode refletir em confisco da mercadoria, um grande prejuízo para o seu negócio. Entenda um pouco mais sobre as especificações de cada órgão a seguir.

Inmetro e os modelos de certificação

Existem 7 modelos de avaliação da conformidade que podem ser acionados para o seu produto com registro obrigatório. O modelo 1b, por exemplo, é chamado ensaio de lote por analisar e liberar apenas os produtos de um único lote. Se sua empresa importar outro lote, ele deverá ser certificado novamente. Já os modelos de 2 a 5 fazem retiradas de amostras do produto no fabricante, o que gera certificações mais duradouras.

Com exceção do modelo 6, que é utilizado para sistemas, todos fazem a análise de amostras do produto. Mas existem aspectos específicos referentes aos produtos importados. Conheça-os diretamente no site do Inmetro.

Certificação e homologação Anatel

A Anatel responde pelos aparelhos com tecnologia de telecomunicação, como rádio, Wi-Fi, Bluetooth e outras. Logo, celulares e seus equipamentos, drones, rádios, controles remotos, TV box, cabos e outros devem passar pelo processo de certificação e homologação. Alguns produtos podem ser liberados apenas com a chamada Declaração de Conformidade, que dispensa os ensaios em laboratórios. Existem também os diferenciais para quem faz a importação de produtos para uso próprio.

Fornecedores para certificar produtos

Parece complicado, não é? Estes processos são complexos, e não cumpri-los traz resultados bastante indesejados para a saúde da sua empresa. Ainda assim, você quer vender – e pode fazer isso sem problemas com o apoio de parceiros! Existem empresas e profissionais especializados em lidar com todo tipo de trâmite e burocracia relacionados à certificação de produtos. 

Assim é o nosso trabalho aqui na Yes! Além de te orientar, fazemos a ponte entre a sua empresa e produtos com os principais laboratórios, órgãos avaliadores e demais partes do processo para que você atenda todos os prazos e obtenha a sua certificação de forma rápida e descomplicada. 

Preencha o formulário abaixo para que nossos consultores entrem em contato e tirem suas dúvidas sobre a certificação de produtos importados. 

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP