Os brinquedos são, por definição, produtos destinados ao divertimento e à recreação. Levando em consideração o seu público-alvo, bebês e crianças, e a fragilidade dessa faixa etária, o registro e a certificação de brinquedos junto ao Inmetro se fazem necessários para garantir a segurança de seus usuários. Além disso, ter a certificação indica que o brinquedo foi aprovado nos testes (de impacto, químico, entre outros) e é apropriado para a respectiva faixa etária. Trata-se de uma das primeiras certificações compulsórias (obrigatórias) em território nacional. Para esta categoria de produtos, encontra-se em vigência a Portaria 563, de 2016. A certificação estabelece critérios para a produção e embalagens dos produtos.

De acordo com a referida portaria 563, fabricantes e importadores devem ter seus produtos regularizados até 29/12/2018. A comercialização por fabricantes e importadores ao varejo e ao atacado deve estar regularizada até 29/12/2019. Por fim, a comercialização para o consumidor final deve estar de acordo com a portaria até 29/06/2020. Sabemos que o processo de certificação pode ser bastante burocrático, mas a Yes! tem conhecimento e experiência para agilizar todas as etapas, reduzindo seus riscos e custos.

 

Quais produtos devem ser certificados na portaria 563?

Nos termos da Portaria 563, a definição de brinquedo estabelece que deve ser certificado “qualquer produto ou material projetado, ou claramente destinado, para uso em brincadeiras por crianças menores de 14 anos de idade”.

  • O Anexo A da portaria estabelece uma relação de brinquedos passíveis de certificação, embora não esgote o escopo de abrangência do regulamento;
  • O Anexo B da portaria estabelece uma relação de itens que, explicitamente, não são considerados brinquedos;
  • O anexo C da portaria estabelece uma relação de brinquedos que estão proibidos no Brasil.

 

Quais modelos para certificação de Brinquedos existem?

Há diversos mecanismos de testes de produtos e serviços, conforme suas características e o nível de confiança que se deseja obter. Para esta categoria de produtos, os fabricantes nacionais e importadores podem optar pelos seguintes sistemas:

  • Modelo 1b – Ensaio de lote;
  • Modelo 2 – Baseado em ensaios de amostras;
  • Modelo 5 – Baseado em auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e ensaios de amostras;
  • Certificação de kit (RGCP) – para embaladores que modificam as embalagens de produtos já certificados.

 

Observação: Brinquedos que possuem emissores de rádio frequência devem obter a homologação emitida ou aceita pela ANATEL antes da finalização do processo de certificação.

Modelo do selo do INMETRO para Brinquedos

Observação: Brinquedos comercializados sem embalagem devem ter o Selo de Identificação da Conformidade aplicados no próprio produto. Caso o tamanho do produto seja insuficiente para a aplicação do selo compacto, o selo deve ser aplicado no display de venda.

 

Como a Yes! pode te auxiliar no processo de certificação?

Analisaremos as suas necessidades e produtos para montarmos um plano de ação, acompanhando todos os trâmites do processo. Oferecemos uma vasta gama de serviços de consultoria para ajudar fabricantes nacionais e importadores a obterem a certificação com tranquilidade e comodidade, estabelecendo aspectos a serem implementados ou corrigidos, evitando prejuízos para a sua empresa:

  • Análise técnica prévia;
  • Formação de família;
  • Levantamento de custos de certificação;
  • Implantação da ISO 9001 para certificação modelo 5;
  • Deferimento da LI (Licença de Importação) junto ao INMETRO;
  • Gerenciamento do processo de certificação.

A Yes! tem conhecimento, estratégia, planejamento e experiência para otimizar seus recursos e lidar com toda a burocracia do processo, deixando você tranquilo para focar em sua principal atividade.

 

Entre em contato conosco

Para obter mais informações sobre a certificação de artigos escolares, nossos especialistas estão à disposição para assessorá-lo. Converse conosco aqui.