Certificação de Bicicletas de uso infantil – Inmetro

 

Bicicletas de uso infantil são produtos cuja necessidade de certificação é decorrente a fragilidade da faixa etária à qual são destinadas. Essa categoria de produtos tem os requisitos para sua certificação regulamentados pela Portaria n 38, de 2005, e pela Portaria n 125, de 2006, além da NBR NM 301. Esse tipo de produto possui características próprias que a NBR NM 300 (certificação de brinquedos) não abrange.

A certificação é a garantia de que o produto é eficiente e de que seu uso não oferece qualquer risco à vida e à integridade física de seus usuários. Sabemos que o processo de certificação pode ser bastante burocrático, já que se trata de vários componentes e medidas técnicas específicas, mas a Yes! Tem expertise para cuidar de cada etapa com agilidade, evitando gastos desnecessários e prejuízos.

Quais produtos devem ser certificados?

Empresas que fazem internamente a montagem por determinação de componentes, fabricantes e importadores devem certificar esses produtos. A definição de “bicicleta infantil” está relacionada à altura de seu selim:

  • Selim abaixo de 43,5cm: é considerada brinquedo, sendo certificada pela NBR NM 300;
  • Selim entre 43,5cm e 63,5cm: é considerada bicicleta de uso infantil, sendo inclusa nesta portaria, além de ser certificada pela NBR NM 301;
  • Selim acima de 63,5cm: é considerada bicicleta de uso adulto. Esse tipo de bicicleta tem seus componentes certificados individualmente, de acordo com a Portaria nº656.

Quais modelos para certificação de Bicicletas de uso infantil existem?

Há diversos mecanismos de testes de produtos e serviços, conforme suas características e o nível de confiança que se deseja obter. Para esta categoria de produtos, os fabricantes nacionais e importadores podem optar pelos seguintes sistemas:

  • Modelo 4: Modelo com ensaios de tipo seguidos de verificação através de ensaio em amostras coletadas no comércio. Possui validade de 1 ano, sendo necessária a realização de ensaios de confirmação a partir de 180 dias após a emissão da certificação inicial;
  • Modelo 5: Avaliação e acompanhamento do sistema da qualidade do fabricante e ensaios do produto em amostras coletadas na fábrica ou no comércio. Possui validade de 1 ano, podendo ser prorrogado em processo de manutenção;
  • Modelo 7: Certificação de lote (quantidade estipulada) por meio de ensaios. Esse tipo de certificação está restrito ao montante analisado (fabricado ou adquirido).

Modelo do selo do INMETRO para Bicicletas de uso infantil

 

Como a Yes! pode te auxiliar no processo de certificação?

Analisaremos as suas necessidades e produtos para montarmos um plano de ação, acompanhando todos os trâmites do processo. Oferecemos uma vasta gama de serviços de consultoria para ajudar fabricantes nacionais, importadores e montadores de bicicletas a obterem a certificação com tranquilidade e comodidade, estabelecendo aspectos a serem implementados ou corrigidos, reduzindo custos e riscos para a sua empresa:

  • Implantação da ISO 9001 (Brasil – China);
  • Inspeção (Brasil – China);
  • Gestão da certificação junto aos órgãos credenciados até obtenção do selo;
  • Treinamentos (Capacitação da equipe);
  • Sistemática de SAC (Exigência da Portaria).

A Yes! tem conhecimento, estratégia, planejamento e experiência para otimizar seus recursos e lidar com toda a burocracia do processo, deixando você tranquilo para focar em sua principal atividade.

Entre em contato conosco

Para obter mais informações sobre a certificação de artigos escolares, nossos especialistas estão à disposição para assessorá-lo. Converse conosco aqui.