A produção e a comercialização das cadeiras plásticas monobloco estão sujeitas à certificação junto ao Inmetro. A medida visa à proteção de seus usuários, assegurando a eficiência e a segurança do produto, bem como evitando a ocorrência de acidentes. A certificação para essa categoria de produtos é estabelecida por meio da Portaria 342, de 2014.

Fabricantes nacionais e importadores precisam agir com base nas diretrizes desta portaria. Sabemos, no entanto, que o processo de certificação pode ser bastante burocrático, mas a Yes! tem conhecimento e experiência para reduzir seus custos e riscos e lidar com cada etapa do processo de forma ágil.

 

Quais produtos devem ser certificados na Portaria 342?

Nos termos da referida portaria, as cadeiras plásticas monobloco são aquelas produzidas pelo processo de injeção, em uma única etapa, contendo costas em posição fixa, sem partes móveis, com ou sem braço, destinadas ao assentamento de uma pessoa, independentemente de seu desenho ou formato, de classe residencial ou de uso irrestrito, contendo as dimensões estabelecidas no Regulamento Técnico da Qualidade vigente.

 

Dimensões mínimas para enquadramento dos produtos na Portaria nº342:

A: altura do assento – 380mm;
B: largura do assento de cadeiras com braços – 400mm;
C: largura do assento de cadeiras sem braços – 340mm.
As cadeiras plásticas monobloco são divididas em quatro classes por níveis de utilização:

•  Classe AW – uso exclusivo interno residencial (até 136 kg);
•  Classe BW – uso exclusivo interno não residencial (até 136 kg);
•  Classe AY – uso irrestrito (interno/externo) residencial (até 160 kg);
•  Classe BY – uso irrestrito (até 160 kg).

 

Quais modelos para certificação de Cadeira Plástica Monobloco existem?

Há diversos mecanismos de testes de produtos e serviços, conforme suas características e o nível de confiança que se deseja obter. Para esta categoria de produtos, os fabricantes nacionais e importadores podem optar pelos seguintes sistemas:

•  Modelo 5 – Baseado em auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e ensaios de amostras. Esse sistema avalia a cadeia de produção. Suas manutenções ocorrem a cada 6 meses por meio de testes no produto e a cada 12 meses por meio de avaliação no fabricante;
•  Modelo 7 – Ensaio de lote específico (quantidade definida). A certificação está restrita ao montante avaliado (fabricado ou adquirido).

 

Modelo do selo do INMETRO para Cadeira Plástica Monobloco

Observação: O Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro e a marcação do fabricante são de uso obrigatório. Outras informações deverão estar gravadas em baixo relevo, como país de origem, número de série ou identificação do lote e a data de fabricação.

 

Como a Yes! pode te auxiliar no processo de certificação?

Analisaremos as suas necessidades e produtos para montarmos um plano de ação, acompanhando todos os trâmites do processo. Oferecemos uma vasta gama de serviços de consultoria para ajudar fabricantes nacionais e importadores a obterem a certificação com tranquilidade e comodidade, estabelecendo aspectos a serem implementados ou corrigidos, evitando prejuízos para a sua empresa:

•  Montagem do processo;
•  Estratégia de definição de famílias e custos;
•  Acompanhamento do processo junto ao laboratório e órgão certificador competente;
•  Registro junto ao INMETRO;
•  Orientação do fabricante quanto às diretrizes brasileiras;
•  Montagem e adequação da embalagem (INMETRO e CDC).

A Yes! tem conhecimento, estratégia, planejamento e experiência para otimizar seus recursos e lidar com toda a burocracia do processo, deixando você tranquilo para focar em sua principal atividade.

 

Entre em contato conosco

Para obter mais informações sobre a certificação de artigos escolares, nossos especialistas estão à disposição para assessorá-lo. Converse conosco aqui.