Por que tudo é tão burocrático no Brasil?

O sol brilha no Brasil, as pessoas são muito acolhedoras, a indústria da floricultura está prosperando e a comida é deliciosa. Uma de suas maiores desvantagens é a burocracia. Afinal, por que tudo é tão burocrático no Brasil?

Não é de hoje que sabe-se que o Brasil é um país burocrático. Essa burocracia tem um grande impacto na indústria.

A burocracia é uma questão que afeta quase todas as áreas da vida no Brasil e é uma dor de cabeça constante para brasileiros e até mesmo estrangeiros. Entenda mais sobre o porquê de tudo ser tão burocrático no Brasil.

Historicamente, por que tudo é tão burocrático no Brasil?

Tudo é tão burocrático no Brasil por conta de um legado da coroa portuguesa durante o período colonial.

Esse legado é uma espécie de monstro que se auto perpetua e que resultou em uma papelada constante, taxas e impostos para os cidadãos e um sistema lucrativo para o governo e cartórios, ou cartórios públicos.

– Também foi criado um tipo de grupo de interesse para despachantes, pessoas contratadas para lidar com a burocracia e outras tarefas desagradáveis ​​e demoradas.

– Em uma tentativa de resolver o problema da burocracia advinda da coroa portuguesa, um advogado chamado Hélio Beltrão liderou um ministério chamado Ministério da Desburocratização de 1979 a 1986.

– Embora pareça paradoxal criar uma nova agência governamental para reduzir a burocracia, a agência conseguiu alguns pequenos sucessos, mas que depois foram encerrados.

Como é o sistema burocrático no Brasil

Um tema recorrente ao lidar com a burocracia no Brasil é provar que você é quem você diz ser.

Esta desconfiança percebida significa que as pessoas têm que gastar muito tempo provando suas identidades através de toneladas de firma reconhecida – assinaturas autenticadas, cópias autenticadas, formulários autenticados…

  • A lista continua. Outro tema é que, apesar das intermináveis ​​regras e regulamentos que ditam a burocracia, as coisas podem depender da pessoa com quem você está lidando.
  • Mesmo se você estiver preparado, você nunca sabe quão fácil ou difícil uma tarefa burocrática se tornará.
  • Essencialmente, você precisa desenvolver muita paciência e aprender a lidar com as coisas com calma.

Em empregos, os trabalhadores que são obrigados a usar roupas de proteção, calçados e luvas e usar protetor solar para a própria segurança, precisam registrar todos esses detalhes.

– E é melhor você não esquecer de exigir que ele faça isso, ou você não terá nenhuma prova no caso de um funcionário levá-lo ao tribunal devido a algo que aconteceu com ele durante o trabalho.

– Inclusive, a ida ao tribunal é um dos muitos exemplos de burocracia no Brasil. Em uma reportagem de capa sobre a burocracia brasileira, a revista VEJA descreveu alguns dos aspectos legais da burocracia.

Aspectos legais da burocracia no Brasil

Nos últimos vinte anos, 4,2 milhões de leis foram criadas no Brasil nos níveis federal, estadual e municipal.

Um artigo da VEJA discute os aspectos de negócio da burocracia. Um advogado brasileiro, farto do sistema tributário, criou um livro contendo todas as leis tributárias de 1988 a 2006. Ele acabou com 18.000 leis, 43.215 páginas.

– As leis tributárias são tão confusas que as grandes empresas empregam dezenas ou até centenas de especialistas para descobrir como pagar impostos e preencher os formulários necessários.

Segundo a VEJA, 17% do PIB per capita do Brasil é perdido para a burocracia, que consome R $ 48 bilhões por ano.

As empresas devem manter cópias em papel de tudo, desde contratos a recibos em arquivo por pelo menos cinco anos, mas alguns acabam por mantê-los por mais tempo, caso precisem deles por razões legais.

Resultados da resposta: por que tudo é tão burocrático no Brasil?

Um estudo foi feito respondendo os resultados de ser tudo tão burocrático no Brasil.

Esse estudo revelou que o modelo burocrático predominante no Brasil, embora contenha algumas características do modelo racional-legal, ainda não produz o desencanto esperado, pelo menos na administração pública.

Além disso, observou-se que as bases do patrimonialismo, nas quais a sociedade e o Estado brasileiro ainda se apoiam, parecem impedir que a burocracia defendida por outros países se instale plenamente.

Ou seja, mesmo tudo sendo tão burocrático no Brasil, ainda não existe muito a se fazer. Talvez a resposta esteja na reforma total dos processos.

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *