Ventilador

O que garante a qualidade de um ventilador?

Escolher um ventilador pode ser bastante difícil para quem procura qualidade e segurança nesse item. Isso porque a escolha é muito subjetiva, envolvendo vários fatores.

O primeiro passo para conseguir escolher isso é saber que tipo de produto você procura, já que isso pode ajudar você a construir uma boa base de itens e segmentar melhor o mercado.

Depois que você decidir se prefere um ventilador de teto, de parede, de mesa ou outro tipo, é hora de refinar ainda mais a sua busca pelo seu novo item do lar.

Mas o que pode garantir a qualidade desse produto? Vamos descobrir.

Ventilador – a quantidade de pás e a rotação por minuto

Para que você tenha em suas mãos um ventilador bem potente, é preciso que ele alinhe algumas características em si, como a quantidade de pás e a inclinação das mesmas, e também a rotação por minuto (rpm).

Quanto mais pás o produto tiver, mais vendo ele irá fazer certo? Nem sempre é assim.

É aqui que entram as rotações por minuto, um fator que costuma vir melhor descrito nas opções para teto desse item.

Se você está procurando por uma brisa mais refrescantes, escolha entre os ventiladores que tenha até ou menos de 250 rotações por minuto. Caso você seja do tipo que sinta muito calor e goste de um vento mais forte, fique com aqueles mais velozes e com um rpm maior.

Para os que giram muito rápido, pode ser que esse vento incomode quem fica diretamente embaixo do aparelho, além de que esse item pode espalhar papéis e também poeira por exemplo.

Nesse caso, escolher uma alternativa que tenha até 690 rotações por minuto pode ser uma boa saída.

Aprenda a calcular a capacidade de ventilação ou a vazão do ar

Nem sempre todos os fabricantes deixam claras esse tipo de informação, e quando ela aparece, costuma ser no estilo de m³/s (metros cúbicos por segundo), sendo uma conta bem complicada.

Mas para simplificar, você precisa pensar que: em ambientes com até uns 10m², um ventilador com uma vazão entre 1m³/s e 1,7m³/s provavelmente dê conta.

Já para os cômodos médios, que tem cerca de 25m² e 35 m², escolher um aparelho com vazão maior é melhor, dando preferência para as versões com mais de 2m³/s.

Agora para os ambientes grandes e maiores de 35m², talvez o melhor seja investir em dois aparelhos ao invés de somente um.

Como saber se o ventilador é potente?

A potência do motor de um ventilador é uma outra característica que costuma confundir as pessoas. No geral, os aparelhos que contam com uma rotação maior por minuto têm motores mais potentes, o que por sua vez costumam consumir muito mais energia elétrica.

Por isso, antes mesmo de comprar um ventilador, você precisa observar a classificação energética do aparelho: e ele for nota A, ele recebe um Selo Procel, e consequentemente pesa menos no final do mês na sua conta de luz. Por isso é tão importante realizar a certificação de ventiladores.

Garantia e material

Uma outra observação muito importante é acerca do material do seu ventilador. Assim se ele for instalado em algum local próximo a praia, escolha um modelo que seja de madeira ou plástico, já que os de metal podem oxidar com o tempo.

Pensando em garantia a regra não é a mesma, porém o fabricante precisa oferecer mais de um ano de garantia, já que menos disso pode ser um motivo de desconfiança do item.

Além disso, pensar nos selos de qualidade são uma ótima para garantir a segurança desse produto perante a sua família e sua casa. A certificação de brinquedos e produtos no geral precisa estar bem descrita na embalagem, bem como conter o selo do Inmetro.

Opções de velocidade

Por fim, pensar nas opções de velocidade e de controle também fazem a diferença na hora da compra do modelo, já que podem vir no próprio aparelho, por uma corrente, interruptor ou até mesmo na parede.

É sempre bom ficar de olho no modelo de ventilador escolhido e prestar atenção para saber se o item atende a todas as suas necessidades como cliente.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP