Metrologia: o que é para que serve? | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Metrologia: o que é para que serve?

Seja no tempo da escola ou em alguma ocorrência ou pesquisa do dia a dia, é comum se deparar com o termo “metrologia”. Para quem fabrica, importa, distribui ou vende produtos no mercado nacional, a metrologia provavelmente aparece quando se fala no Inmetro: o  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Já de antemão, podemos esclarecer que metrologia se refere à medidas e formatos de medição. Não confundir com meteorologia, que estuda temperaturas e condições climáticas. Esta ciência é importante principalmente para padronizações do que temos hoje como critérios e sistemas de medidas, além da manutenção e checagem de produtos, sistemas e processos que se baseiam nestas medições.

Continue lendo para entender o que é metrologia, para que ela serve e qual é o trabalho do Inmetro enquanto agência nacional.

O que é metrologia?

A origem do termo vem do grego: metron significa medida, e logos significa ciência. Metrologia é a ciência das medidas e medições, sendo uma área de estudo essencial para a matemática, a física e a química, as indústrias e cadeias de produção, a agronomia, topografia e outras centenas de áreas de estudos e especialidades. 

Existem áreas próprias e mais aprofundadas dentro da metrologia em si, sendo elas a Metrologia Científica, a Metrologia Industrial e a Metrologia Legal. 

Científica: se utiliza de instrumentos, pesquisas e metodologias científicas que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, a exemplo dos sistemas métricos e de temperatura.

Industrial: para sistemas de medição que controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia, qualidade e segurança dos produtos. 

Legal: relacionada à sistemas de medição usados nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente, em que a exatidão deve ser garantida.

Utilidades da metrologia

Segundo o próprio Inmetro, autarquia brasileira que orienta, certifica e fiscaliza a aplicação da metrologia, esta serve para:

  • Avaliar a conformidade de produtos e processos; 
  • Garantir relações de troca justas (relações comerciais); 
  • Promover a cidadania (saúde, segurança e meio ambiente); 
  • Garantir qualidade, inovação e competitividade; 
  • Proteger indústria e consumidor brasileiro;
  • Assegurar reconhecimento nacional e internacional.

Atribuições do Inmetro

Para finalizar, agora que você sabe o que é metrologia, cabe passar brevemente sobre os pontos de trabalho do Inmetro, criado pela Lei 5.966 de 1973 junto ao Sinmetro e Conmetro (sistema e conselho nacional de metrologia).

A missão expressa do órgão é oferecer “a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo”. Além de cumprir com os objetivos e utilidades da metrologia citados acima, o Inmetro se dedica também na certificação de produtos, processos e sistemas e na manutenção e vistoria destes. Mesmo os produtos importados devem se orientar pelas portarias do Inmetro. Também existe o ramo que atua na educação e conscientização, tanto de empresas como do consumidor.

Fabricar e comercializar produtos certificados pelo Inmetro é o caminho para oferecer e apresentar confiança, qualidade e segurança para o mercado brasileiro. Existem produtos específicos que passam pela chamada certificação compulsória, de caráter obrigatório, como brinquedos, peças automotivas, eletrodomésticos e afins. Estes devem passar pela certificação de produtos junto ao Inmetro e seus fornecedores. 

Para entender este processo, aproveite para conhecer o que é a certificação de conformidade, seu primeiro passo até conquistar o selo Inmetro.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP