ISO 9001

Afinal, o que é a ISO 9001?

Como buscar a melhoria de procedimentos internos visando à satisfação do cliente e o retorno financeiro para a empresa? Para quem procura a melhoria de seus sistemas de gestão a partir das demandas do mercado, a certificação via ISO 9001 pode ser uma boa solução.

Esta certificação é uma norma que faz parte do sistema ISO 9000 e estabelece diversos requisitos para a melhoria dos sistemas de gestão da empresa tendo como parâmetro a satisfação de seus clientes. Diferente do que muitos pensam, a norma 9001 visa a melhoria de sistemas de gerenciamento e não o aperfeiçoamento de produtos e serviços.

Trata-se de uma norma de caráter internacional que foi criada a partir da premissa que clientes possuem necessidades e expectativas que implicam no desenvolvimento dos mercados. O papel das empresas é compreender tais necessidades e expectativas para que possam obter com eficiência suas receitas e lucro. Portanto, quem acredita que a realização da certificação ISO é onerosa e burocrática, certamente desconhece os benefícios que ela traz para uma empresa como um todo.

ISO 9001 e os clientes

O cliente é um componente fundamental para a implementação dos requisitos da ISO 9001. É a partir dele que a empresa verifica se o aperfeiçoamento de seus sistemas de gestão está fornecendo produtos ou serviços mais adequados àquilo que seus clientes procuram. No início, receber o feedback parece ser complicado, no entanto, com a aplicação de recursos financeiros, humanos e materiais voltados a esse tipo de análise, as empresas acabam por criar sistemas eficientes para obterem tais devolutivas.

Para implementar a ISO 9001, além do cumprimento de seus requisitos, a norma é passível de auditoria por organismos certificadores. Caso a empresa se adeque aos requisitos da norma, ela recebe um certificado de conformidade denominado ISO 9001 2008, valido em diversos países do mundo.

ISO 9001 como estratégia

A execução de uma certificação a partir dessas exigências é um componente estratégico dentro de uma empresa que deve ser decorrente das decisões da alta direção. Isso porque é a alta direção que fica responsável pela coleta de documentação, implantação e manutenção dos sistemas de gestão de qualidade estabelecidos pela norma.

Não existe restrição quanto ao tipo de empresa que pode aderir ao ISO 9001, independente do tipo, tamanho e produto ou serviço que oferece, a norma se aplica as diversas empresas existentes no mercado, tais como fabricantes de brinquedos inmetro, eletrodomésticos e similares, panelas metálicas, artigos para festas, Arla 32 e até mesmo empresas de serviços ou órgãos públicos. Hoje, mais de 170 países já estabeleceram sistemas de certificação baseados nele e cerca de 1 milhão de empresas no mundo já contam com certificados.

É importante ressaltar, pois muitos ainda confundem, que a ISO 9001 é uma norma voltada ao aperfeiçoamento de processos de gerenciamento e não de produtos e serviços. Embora sim, a execução dos requisitos da norma beneficie a qualidade de produtos e ou serviços, o foco da certificação é aprimorar sistemas internos e a gestão e não produtos e serviços diretamente. Por isso a importância de sempre utilizar brinquedos certificados junto ao inmetro.

Você que aplicar a certificação ISO 9001 na sua empresa, mas ainda tem medo da burocracia? Visite o nosso site e confira mais informações sobre a implementação de forma descomplicada!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP