Importações: saiba como proceder antes de encomendar produtos | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Importações: saiba como proceder antes de encomendar produtos

Muitos empreendedores brasileiros encontram boas oportunidades de negócio ao vender produtos importados. Para trabalhar com importações dentro das melhores práticas, é essencial trazer mercadorias de qualidade e atestar isso com a devida certificação de produtos, realizada pelos órgãos reguladores do Brasil, comoAnatel, Inmetro, Anvisa e outros. Para vender com tranquilidade e para uma maior segurança de seus clientes, existem procedimentos que devem ser adotados antes mesmo de encomendar os produtos. 

Seja para um e-commerce ou para uma loja física, o procedimento de importação de produtos deve iniciar com um bom planejamento. Nos próximos tópicos, separamos algumas dicas para que você se prepare e se antecipe na encomenda e certificação de produtos, evitando prejuízos ao seu caixa. 

Situação regular 

O primeiro passo é que a sua empresa esteja em situação regularizada, ou seja, devidamente registrada, com CNPJ, para que os trâmites da importação e da revenda corram da forma certa. Quem vai trabalhar com importações deve consultar ainda a Receita Federal brasileira, conhecendo e registrando-se no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Esse primeiro momento é importante para obter sua licença de importação  e evitar multas e outras cobranças pela irregularidade do seu negócio.  

Fornecedores confiáveis 

Antes de encomendar seus produtos para revenda aqui no Brasil, você precisa encontrar fornecedores confiáveis que entregarão exatamente o que você precisa, considerando qualidade, prazos, custo-benefício e outras características essenciais para avaliação. Você vai poder optar por indústrias, o que incide diretamente no próximo tópico, ou por direcionadores dos produtos prontos. Ter recomendações de outros empreendedores e também checar documentações e habilitações próprias. 

Inspeção da fábrica do fornecedor 

Quando se contrata um fornecedor direto, é importante fazer uma inspeção em sua fábrica se você não puder ir pessoalmente, existem empresas que podem ser contratadas para fazer a visita e emitir laudos para sua avaliação. 

Atenção às normas e impostos 

Existem leis próprias referentes à importação, e é importante que você as conheça através da Polícia Federal e a Receita Federal. Sobre os impostos de importação, você pode encontrar maior detalhamento neste nosso outro artigo. Eles podem incidir em diferentes momentos desse processo, e o melhor é não passar por um imprevisto! 

Sobre a Certificação de Produtos 

Quando sua encomenda chega nos portos ou aeroportos brasileiros, é importante que o produto já esteja certificado para então ser liberado. Isso se aplica aos produtos de telecomunicações, com a Anatel, e com produtos de certificação compulsória junto ao Inmetro. O ideal é já ter amostras do seu produto importado no país para dar início aos testes de certificação. Esse é um processo extenso, logo o ideal é se antecipar e precaver contra qualquer problema futuro. 

Se você tem dúvidas sobre a importação de produtos e sua certificação para o mercado brasileiro, fale com a gente! A Yes! está no mercado para ajudar os empreendedores a focar em sua empresa e nos seus clientes, e não na burocracia dos processos de certificação e homologação. Preencha o formulário abaixo para falar com nosso time de consultores. 

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP