Formas econômicas de certificar brinquedos

Uma das principais preocupações dos importadores e fabricantes é assegurar a qualidade dos seus produtos através da certificação do Inmetro e por isso, vamos mostrar algumas Formas econômicas de certificar brinquedos.

A Certificação de Brinquedos é obrigatória para todos os brinquedos destinados a crianças de até 14 anos. Isso é uma forma de garantir maior confiança e tranquilidade aos consumidores.

As crianças vivem em um processo de descoberta e não tem noção do perigo que aquilo pode causar. Por isso, é fundamental que o produto passe por testes e avaliações de forma a garantir os requisitos de qualidade e segurança.

Na hora de comprar, este é um requisito avaliado por muitos consumidores, então, é necessário que você encontre Formas econômicas de certificar brinquedos.

Conheças as Formas econômicas de certificar brinquedos

Antes de mostrar a como fazer a Certificação de Brinquedos é preciso que você entenda a diferença entre as duas certificações existentes do Inmetro.

Na certificação compulsória, o fabricante ou importador é obrigada a aderir a todas as exigências que são estabelecidas. Assim, o produto só poderá ser comercializado a partir dessa certificação.

Já na certificação voluntária, os requisitos dados em norma podem ser acatados ou não pelo fabricante, de acordo com seu interesse em relação aos benefícios que trarão para o negócio.

Certificar um brinquedo é um custo a mais, porém, você ganha muito mais credibilidade do consumidor e ainda atesta a qualidade do seu produto.

Então, se você precisa ou quer certificar o seu produto, uma das Formas econômicas de certificar brinquedos é contratando uma consultoria especializada no assunto.

Eles irão planejar os planejar os passos, organizar a documentação e planificar os testes para que você consiga obter a Certificação de Brinquedos de maneira simples, rápida e prática.

Você vai investir em consultoria, porém vai economizar muito ao longo de todo o processo. É importante lembrar que você deve escolher uma consultoria especializada e de confiança para não ter problemas futuros.

 

Mas se você mesmo quiser realizar o processo, é possível dar entrada ao pedido de certificação no site do Inmetro, realizando os passos como são pedidos.

Nova portaria Inmetro nº 563/16

Uma nova portaria do Inmetro foi estabelecida e deverá entrar em vigor a partir do ano de 2018. Segundo ela temos que:

“A partir de 29 de dezembro de 2018, os fabricantes nacionais e importadores deverão fabricar ou importar apenas brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta portaria”.

“A partir de 29 de junho de 2019, os fabricantes e importadores deverão comercializar apenas brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta portaria”.

“A partir de 29 de junho de 2020, os estabelecimentos que exercem atividade de distribuição e/ou comércio deverão comercializar apenas brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta portaria”.

Características dos produtos que precisam de certificação

  • Brinquedos novos destinados a crianças menores de 14 anos
  • Brinquedos dados como brinde
  • Brinquedos comercializados em promoções sazonais
  • Partes e peças de um brinquedo desmontado
  • Brinquedo acessório de outro brinquedo
  • Livros infantis que apresentam função lúdica além do seu principal uso
  • Produtos ou peças de reposição aos brinquedos, que exerçam função de brinquedo.

Características dos produtos que precisam de certificação

  • Produtos lúdicos destinados a colecionadores que tenham mais de 14 anos. É preciso conter a seguinte advertência na embalagem, de forma clara e indelével: “Este produto não é um brinquedo. Produto destinado a colecionadores com mais de 14 (quatorze) anos”.
  • Partes e peças com finalidade de reposição e que não exercem função de brinquedo.
  • Partes e peças como componentes isolados, que não são comercializados como um brinquedo e sim, destinado a montagem de um brinquedo.
  • Livros infantis destinados apenas à leitura

Agora que você já sabe as Formas econômicas de certificar brinquedos, não perca mais tempo e certifique o seu produto para proporcionar maior confiabilidade e aumentar o número de clientes.

 

 

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *