Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Ensaios de Certificação de Produtos INMETRO

A melhor forma de assegurar a qualidade e a segurança das mercadorias aos consumidores é através da certificação. Seja voluntária ou compulsória, vários modelos são estabelecidos, visto a diversidade de produtos e serviços. Para estabelecer estes parâmetros, o Brasil conta com a regulação do INMETRO, que leva em consideração normas nacionais e internacionais.

A maioria dos processos é conduzido pelo INMETRO ou por uma organização creditada por ele, sempre envolve certa burocracia, o que acaba confundindo o fabricante ou importador que busca a certificação dos seus produtos. Conheça agora os tipos de Ensaio de Certificação de Produtos INMETRO!

Ensaio de Certificação de Produtos INMETRO

Modelo 1 – Ensaio de Tipo

Este é o modelo mais simples: conta com uma única operação de ensaio, de acordo com o gênero do produto. Normalmente é aplicado para comprovar a conformidade de um item, por isso não é considerada uma avaliação sistêmica.

Modelo 2 – Ensaio de tipo seguido de verificação de amostras no comércio

Normalmente é um modelo combinado ao primeiro tipo para verificar se a produção continua seguindo as conformidades. Para isso são retiradas amostras do comércio.

Modelo 3 – Ensaio de tipo com amostras retiradas no fabricante 

Assim como o modelo 2, este também é baseado no ensaio de tipo com intervenções posteriores na fábrica com a finalidade de verificar se a produção contínua em conformidade. Assim, é possível que haja supervisão permanente e, caso seja necessário, são desenvolvidas medidas de correção dos processos.

Modelo 4 – Ensaio de tipo combinando os modelos 1 e 2

Neste modelo, são retiradas amostras tanto do comércio, quanto do fabricante. Apesar de ser mais completa, levando em consideração as vantagens dos dois tipos, o processo se torna mais custoso.

Modelo 5 – Ensaio tipo com aprovação do sistema de gestão de qualidade do fabricante 

Assim como o 4, as amostras são retiradas da fábrica e dos comércio somando a ele a avaliação das medidas tomadas pelo fabricante para o Sistema de Gestão da Qualidade. Para garantir este processo são realizadas, além do controle de qualidade e ensaios, auditorias.

O modelo proporciona um resultado bastante confiável e completo para produtos que são fabricados em grande escala. Ele é o mais utilizado pela Sociedade Brasileiro de Avaliação de Conformidade.
No entanto, este modelo ainda apresenta uma variação: a avaliação de manutenção pode possuir periodicidade variável, de acordo com os resultados anteriores.

Modelo  6 – Avaliação e aprovação do sistema de gestão de qualidade do fabricante

Levando em consideração a especificação estabelecida pelo Sistema de Gestão de Qualidade, o modelo avalia se a indústria é capaz de fabricar determinado produto. Neste caso, o foco é a empresa, a fábrica, e por isso não é adequado para a certificação dos produtos.

Modelo 7 – Ensaio de lote

Direcionado para avaliar a conformidade de um ponto específico, o modelo leva em conta o ensaio em amostras de um lote de produtos.

Modelo 8 – Ensaio 100%

Este modelo leva em consideração todos os produtos, testando o cumprimento de todos os requisitos estabelecidos.

Para saber qual o modelo de certificação que seu produto ou serviço está sujeito e como conduzir o processo de maneira mais célere e efetiva, é possível contar com a assessoria de uma empresa especializada.

A Yes! Certificações oferece aos seus clientes expertise nos procedimentos necessários para obter certificados, poupando desgastes e recursos para quem quer obter certificados de maneira mais rápida e com segurança.

Descomplicando a certificação de produto

A Yes! Certificações surgiu com o propósito de tornar viável a certificação para todas as empresas. Com a nossa expertise, oferecemos tranquilidade e segurança para que você comercialize seus produtos sem se preocupar com o processo de certificação INMETRO.

Somos especialistas em certificação de produtos INMETRO, oferecendo todo o suporte que sua empresa precisa. Dessa forma, você nos diz sua necessidade e cuidamos de tudo. No final, sua única preocupação será a mais importante: o crescimento da sua empresa.

Processo de certificação de produtos 

O processo de certificação de produtos INMETRO envolve as seguintes atividades:

  • Selecionar norma ou regulamento;
  • Coletar amostras;
  • Selecionar o laboratório responsável pelos ensaios;
  • Interpretar os resultados dos ensaios ou inspeções;
  • Realizar auditorias no sistema de gestão da qualidade do fornecedor;
  • Avaliar e acompanhar o produto no mercado.

Como tornamos o processo de certificação de produto mais seguro?

  • Prevenimos erros na certificação;
  • Simplificamos o processo;
  • Reduzimos os prazos e custos;
  • Monitoramos todas as etapas;
  • Encontramos soluções para eventuais reprovações;
  • Fornecemos todo o suporte na certificação;
  • Cuidamos de tudo até seu produto ser registrado no INMETRO.

Qual a função do INMETRO na certificação de produto?

O organismo de Acreditação do SBC (Sistema Brasileiro de Certificação) é o Inmetro, cabendo às entidades por ele credenciadas a condução das atividades de certificação de conformidade e de treinamento de pessoas.

O SBC é um poderoso instrumento para o desenvolvimento industrial, para o incremento das exportações e para a defesa do consumidor.

A certificação de produto é um indicador para os consumidores de que o produto, processo ou serviço atende a padrões mínimos de qualidade.

Em relação às trocas comerciais, no âmbito dos blocos econômicos, é particularmente importante a certificação de conformidade. É cada vez mais usual o caráter compulsório da certificação para a comercialização de produtos que se relacionam com a saúde, a segurança e o meio ambiente.

Como saber se meu produto pode/deve ser certificado?

Existem dois tipos de certificação de produtos, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: Certificações Voluntárias ou Compulsórias.

As certificações voluntárias são aquelas em que a empresa define se deve ou não certificar o seu produto, e acordo com o disposto em uma norma técnica, partir dos benefícios que identifique que essa certificação pode trazer ao seu negócio.

As certificações compulsórias são aquelas em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado.

Nesse caso, uma portaria do Inmetro define os requisitos obrigatórios a serem seguidos por todas as empresas que produzam um determinado produto, bem como os prazos que a empresa terá para se adequar ao regulamento.

Para saber se há uma certificação aplicável ao seu produto, e se esta certificação é compulsória ou voluntária, entre em contato conosco.

Quanto tempo demora para certificar o meu produto?

Não é possível determinar exatamente o tempo para que esse processo seja concluído, de maneira genérica, uma vez que isso varia de produto para produto, de acordo com o nível de complexidade dos ensaios requeridos por uma norma ou regulamento.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP