Engenharia de Telecomunicações: conheça esta área | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Engenharia de Telecomunicações

Engenharia de Telecomunicações: conheça esta área

Aqui sempre comentamos sobre o trabalho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), focando principalmente nos processos de certificação de produtos e a homologação dos mesmos, oferecendo o Selo Anatel e a autorização para comercialização no Brasil. A Anatel ainda trata de outros assuntos relevantes à inovação, tecnologia e segurança do país.

Como a área de telecomunicações conta ainda com todo o trabalho voltado para redes e canais de transmissão, é importante que exista pessoal especializado para trabalhar com as demandas diversas de telecom nos setores públicos e privados, em todo o mundo.

Neste cenário, surge a Engenharia de Telecomunicações. Confira nos próximos tópicos os detalhes desta área e o perfil de seus profissionais.

O que é a Engenharia de Telecomunicações?

Por definição e de forma bastante simples, a Engenharia de Telecomunicações é a área especializada em projetos, operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Seus engenheiros são profissionais com capacidade de desenvolver e implementar diferentes redes e sistemas de transmissão de dados, entre outras tarefas.

No Brasil existem cursos nesta área em nível técnico e também superior. Segundo o Guia da Carreira, o primeiro curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações no país foi lançado em 1965, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde está disponível até hoje. Atualmente, mais de 30 universidades brasileiras oferecem essa formação com o devido reconhecimento pelo MEC.

Já o curso Técnico em Telecomunicações está disponível em muitas escolas e institutos em todo o país, públicos ou privados. Este profissional terá mais prática para demandas pontuais de instalação e manutenção de redes e outros equipamentos de telecom.

Principais conhecimentos e habilidades

O curso superior de Engenharia de Telecomunicações oferece uma grade de estudos bastante ampla e ainda focada para os principais trabalhos que serão exigidos de tais profissionais. A estrutura curricular dessa graduação geralmente vai cobrir cálculo, redes, comunicação móvel, física, sinais, radiofrequência e outras ciências e tecnologias relevantes não só para o trabalho como para a pesquisa e inovação tecnológica.

Quanto às principais habilidades e áreas de atuação disponíveis ao engenheiro de telecomunicações, destacam-se:

  • Infraestrutura de sistemas de telecomunicações;
  • Suporte em tecnologias e redes de mobilidade;
  • Projeto de sistemas de transmissão de dados;
  • Gestão de serviços na área de telecomunicações;
  • Produção e/ou vendas de equipamentos;
  • Adequação aos atos regulatórios da Anatel;
  • Consultoria para empresas e importadores.

Agora em que se discute o 5G no Brasil, o mercado segue aquecido e é receptivo com vagas de pesquisa, estágio e emprego. O constante avanço tecnológico também é um motivador para os profissionais da área.

Para finalizar este artigo, é interessante reforçar que os profissionais técnicos ou especializados na Engenharia de Telecomunicações podem cobrir uma série de demandas para as mais diversas empresas, e também podem se especializar ainda mais em nichos específicos das telecomunicações.

Aqui na Yes! Certificações, pelo nosso trabalho há mais de 8 anos com certificação de produtos e Homologação Anatel, contamos com engenheiros de telecomunicações para oferecer todo o suporte necessário nessas demandas para empresas brasileiras. Quer saber mais? Confira aqui os profissionais presentes em uma consultoria para Certificação de Produtos.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2436
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP