Conheça os tipos de painéis fotovoltaicos e a eficiência de cada um deles

Certifiacção de placas solares

A energia solar vem se tornando cada vez mais uma opção sustentável viável. E se considerarmos a extensão e as características do território brasileiro, esta fonte têm tudo para dar certo no país. Apesar de não ser tão bem aproveitada no Brasil, os especialistas já constatam e apostam em um crescimento da tecnologia no mercado.

Saiba mais sobre os tipos de painéis fotovoltaicos e como escolher o mais eficiente:

Eficiência energética dos painéis fotovoltaicos

A diferenciação dos painéis fotovoltaicos se dá basicamente pela eficiência energética delas. Para fazer este calculo, leva-se em conta a superfície do produto pela  porcentagem de energia do sol que a atinge. Assim, quanto maior a eficiência, mais serão os Watts por metro quadrado.

Este teste, no entanto, só funciona em laboratórios, já que em condições normais, fatores como temperatura e posicionamento do painel podem influenciar no rendimento do produto.

Monocristalino X Policristalino

Atualmente, existem duas opções a monocristalina e a policristalina. A primeira, geralmente, apresenta uma eficiência melhor, ou seja, placas menores com mais rendimento. Mas seu custo também é um pouco mais alto. Já a segunda, requer painéis maiores. No entanto, a tecnologia policristalina tem evoluído e apresentado resultados que batem os das mono.

Tipos de painéis

Silício monocristalino

A eficiência desses tipos de painéis está na faixa de 12 a 17%. Como o próprio nome diz, monocristalino, sua fabricação é feita a partir de um único cristal em formato de tubo. Esse material é fatiado em lâminas, que são transformadas em células solares. Estas células são dispostas em sequência uma ao lado da outra e em paralelo entre si.

Apesar do bom desempenho, as perdas se dão pelo espaçamento entre elas. Por esse motivo, os painéis policristalinos têm demonstrado resultados que chegam a ser equivalente aos dos monocritalinos.

Silício policritalino

Também constituída por silício, neste método diferentes cristais são fundidos, mas cada um mantêm as suas diferentes características. Este material é então serrado em unidades quadradas. A vantagem dele é a facilidade de produção. Como os quadrados se encaixam perfeitamente e o material não apresenta perdas entres os espaços, a eficiência vem se equivalendo.

É importante lembrar que apesar de parecerem um mesmo cristal e sua longevidade ser equivalente a do monocristalino, o desempenho é ligeiramente menor.

Filme fino ou silício amorfo

A eficiência dos painéis de filme fino varia entre 6 a 10%. Para esta técnica podem ser utilizados diversos materiais, entre eles o vapor de silício. A vantagem deste tipo de painel é a produção simples que consome menos energia e, por isso, são mais baratos. A desvantagem dele é o desempenho, já que para obter o mesmo desempenho são necessárias mais placas.

Mono-heterojuction Smart Wire

Esta tecnologia relativamente nova é muito semelhante aos painéis monocristalinos em sua produção. Desenvolvido pela empresa Meyer Burger, sua eficiência chega a 19%. A vantagem desta tecnologia é o bom rendimento e a resistência a altas temperaturas.

Sistema de compensação de créditos

Nos períodos em que não há muito gasto, a energia gerada pelo sistema fotovoltaico de um consumidor é usada para alimentar a rede pública, o que torna o usuário um provedor de eletricidade.  Esse excedente gerado pode ser utilizado como desconto na conta de luz no mês seguinte, desde que a implementação das células seja para o uso próprio. Tudo isso foi possível graças a Resolução Nº 482 da ANEEL. Essa decisão também significa uma ótima oportunidade para alavancar o uso de uma energia renovável e limpa no país.

Você busca certificação de painéis fotovoltaicos através de uma maneira eficiente e rápida? Visite o nosso site e conheça mais sobre a nossa consultoria!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP