Conheça os Modelos de Certificação Inmetro | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Conheça os Modelos de Certificação Inmetro

Para colocar seus produtos no mercado brasileiro, seja ele nacional ou importado, é importante que eles passem pelo processo de certificação de produtos junto ao Inmetro,  órgão nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, responsável por promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo através da segurança e qualidade dos produtos no mercado.

Você já deve conhecer o selo do Inmetro, aplicado obrigatoriamente a uma série de produtos específicos, com a chamada certificação compulsória. Exemplos de produtos com esta certificação são os brinquedos, artigos escolares, eletrodomésticos, lâmpadas LED e outros mais.

Neste artigo, vamos apresentar os modelos de certificação que existem e variam de acordo com a regulamentação específica do produto. Para encontrar a portaria relacionada ao seus produtos consulte nossa página sobre certificação Inmetro.

Modelos de Certificação Inmetro

Existem seis modelos de certificação, conforme descrição adaptada abaixo. O primeiro modelo é dividido nas categorias A e B. Apenas um modelo será utilizado na certificação do seu produto, dependendo justamente do tipo de produto, do perfil da empresa, do processo produtivo, da matéria prima, do conhecimento das legislações, a quantidade de importações por ano, a estrutura do fabricante, a linha do tempo das importações, o nível de urgência e outros fatores.

É importante conhecer a portaria que corresponde ao seu produto já que o enquadramento incorreto no processo de certificação vai causar prejuízos. Considere também que, ao escolher o modelo de certificação, você dará início ao processo de avaliação de conformidade junto a um órgão acreditado pelo Inmetro. O Inmetro em si só entra na última etapa, quando o produto já foi “aprovado”. 

Vale destacar que o Inmetro regulamenta, além de produtos, sistemas e processos de produção. Conheça os modelos de certificação a seguir:

  • Modelo de Certificação 1a – Avaliação única. Neste modelo, uma ou mais amostras do produto são submetidas a atividades de avaliação da conformidade. A avaliação do objeto é efetuada uma única vez, e os itens subsequentes de produção não são cobertos pelo Certificado da Conformidade emitido. 
  • Modelo de Certificação 1b – Este modelo envolve a certificação de um lote de produtos. O número de unidades para teste pode ser uma parcela do lote, coletada de forma aleatória, ou até mesmo o número total de unidades do lote (chamado ensaio 100%). O Certificado de Conformidade é restrito ao lote certificado. É um dos modelos mais adotados por concentrar-se em um lote de produtos específicos.

Ambos os casos não são recomendados para quem vai fabricar ou importar grandes quantidades, justamente por se restringirem a um único produto ou lote.

  • Modelo de Certificação 2 – É feita avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto no mercado. As manutenções têm por objetivo verificar se os itens produzidos continuam correspondendo à avaliação de conformidade.
  • Modelo de Certificação 3 – Avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante seguida de avaliação de manutenção periódica através da coleta de amostra do produto na fábrica
  • Modelo de Certificação 4 – Este é o modelo que, geralmente, é mais adequado à pequenas empresas. A avaliação inicial faz ensaios em amostras retiradas no fabricante seguida de avaliação de manutenção periódica através da coleta de amostras do produto na fábrica e no comércio, combinados ou alternadamente. Essa manutenção pode incluir a avaliação periódica do processo de produção.
  • Modelo de Certificação 5 – É o modelo que chamamos de certificação em fábrica. Consiste em avaliação inicial consistindo de ensaios em amostras retiradas no fabricante, incluindo a auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de avaliação de manutenção periódica através de coleta de amostra do produto na fábrica e/ou no comércio. A manutenção inclui a avaliação periódica do processo de produção e/ou a auditoria do SGQ.

Até então falamos de certificação de produtos e seus processos produtivos. O último modelo é um pouco diferente:

  • Modelo de Certificação 6 – Avaliação consistindo de auditoria ou inspeção do Sistema de Gestão da Qualidade, seguida de manutenção periódica. Esse modelo é aplicável, principalmente, para a certificação de serviços e processos. As Avaliações de Manutenção incluem a auditoria periódica do SGQ e avaliação periódica do serviço ou processo.

Esta é apenas uma das etapas no processo de obter a certificação de produtos. Aproveite e baixe nosso ebook gratuito Certificação INMETRO: o passo a passo completo. 

Se acredita que precisa de apoio neste momento de escolher o melhor modelo de certificação, essencial para ter sucesso no lançamento de seus produtos, nos consulte. Entre em contato com a Yes! por aqui.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP