Conheça o selo de segurança do INMETRO para brinquedos

Encantamento. Este é um dos poderes que podem ser alcançados pelos brinquedos para as crianças. Os olhinhos que brilham, o sorriso que sai com facilidade e o novo mundo que as crianças descobrem a partir dos presentes dados por seus pais.

Além do efeito emocional, o brinquedo tem a função educativa. Ajudar na construção do raciocínio lógico, resolução de situações-problema e do conceito de comunidade são alguns de seus benefícios.Por suas vantagens e benefícios, a indústria do setor é uma das maiores do Brasil, se adaptando ao novo momento do mercado e trabalhando para se manter ativo mesmo com a concorrência dos aparelhos eletrônicos.

Para manter a importância na construção da educação das crianças, é necessário que além de educar, os brinquedos possam ser seguros e confiáveis, para que o processo de aprendizagem possa ser divertido. Pensando nisso, o INMETRO entrou neste assunto e começou a regular o assunto.

O processo de certificação de brinquedos começou em 1988, a partir da Portaria INMETRO 177, que tornou compulsória, ou seja, com força de obrigação, que todos os produtos fabricados ou comercializados no Brasil precisam estar certificados dentro das exigências do órgão.

Durante todo este tempo, mais de 15 atualizações foram realizadas no regulamento até a Portaria 563, de 29 de dezembro de 2016, que rege o Regulamento Técnico de Qualidade para Brinquedos (RTQ) para segurança do produto e está em vigor, valendo tanto para brinquedos fabricados nacionalmente quanto para aqueles que são importados.

Quando o produto passa por todos os testes de qualidade exigidos pela regulamentação, ele recebe o selo de segurança do INMETRO, que o certifica de ser seguro e autorizado para venda. Existem vários modelos de selos de segurança. Talvez o mais lembrado seja o selo que indica a faixa etária inadequada para o produto não ser usado. Exemplo de selo: a proibição para crianças de 0-3 anos e que vem com o selo do INMETRO.

 

Under_3_Proibido_para_menores_de_3_anos_-1

As informações mais importantes que estão localizadas neste selo são:
• Número da certificação;
• Norma que regulamenta a aprovação do produto;
• Selo do INMETRO;
• Inscrição: “Segurança de Brinquedos”.

 

Os selos devem estar presentes na caixa da embalagem do produto, no manual de instruções e nos saquinhos onde ficam as peças do produto. Sobre o manual, é importante que ele esteja também com o selo, porque ali estão as dicas necessárias para a montagem do produto e o INMETRO também certifica este material.

Todo este processo de certificação demanda muito foco e concentração para que nada saia do lugar. Mas, também, é preciso que a empresa continue funcionando sem intercorrências. Por isso, conte com a Yes! Certificações para cuidar do seu produto entrar no mercado com qualidade, segurança e rapidez na certificação!

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *