Conheça o passo a passo para certificação de produtos

Certificação INMETRO

A cada dia o mercado brasileiro e seus consumidores estão mais atentos à qualidade e a segurança dos produtos ofertados. Se antes esses requisitos eram preocupação apenas para quem atuava no setor de importação e exportação, hoje atestar esses pontos, através da certificação, é condição para que muitos produtos certificados sejam aceitos no mercado interno.

Entre os diversos tipos de certificação, o mercado brasileiro conta com o Sistema de Avaliação de Conformidade do INMETRO, que verifica a conformidade da empresa e do produto às normas nacionais e internacionais de saúde e segurança. Além disso, são examinados os impactos ambientais e econômicos em determinados casos.

A certificação do INMETRO pode ser voluntária ou compulsória, dependendo do tipo de produto. Ela demanda a apresentação de diversos documentos, realização de auditorias e testes, até que seja expedida a Licença para Uso da Marca de Conformidade do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (SBAC).

Para quem quer certificar é importante saber sobre as várias etapas que envolvem o processo, além das exigências a serem observadas pelo fabricante.

Verifique o tipo de certificação aplicável a seu produto
O primeiro passo para quem quer certificar seu produto é verificar se existe um programa aplicável e se a certificação deve ser voluntária ou compulsória.

A certificação compulsória é aquela que decorre da legislação e dispõe de normas específicas para avaliar riscos do produto. O INMETRO disponibiliza em seu site uma lista com diversos certificação de produtos sujeitos a categoria compulsória. Para se ter uma ideia, eletrodomésticos, artigos escolares e artigos de festas e itens para bebês- como chupetas e carrinhos- são alguns dos exemplos de produtos sujeitos à este tipo de certificação.

Nos casos de certificação voluntária, os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas podem ou não ser acatados pelo fabricante e a falta de dela não impede a comercialização do produto. Para esses casos, é importante que o fabricante avalie os benefícios que a certificação pode gerar ao seu negócio considerando fatores de mercado e concorrência.

Processo de certificação de Produtos

O processo, junto a um Organismo Certificador (OCP), pode ser burocrático e demorado. O OCP irá receber uma solicitação acompanhada da documentação do sistema de gestão de qualidade para que se inicie o processo de análise e avaliação. Durante, são realizados alguns testes no produto para que se verifique a conformidade.

A partir dessa verificação inicial, podem ocorrer a emissão de Relatórios de Não Conformidades, o que definem a implementação de ações corretivas para o solicitante.

O OCP também pode planejar e realizar uma auditoria específica junto ao solicitante, que poderá demandar a realização de ações corretivas adicionais.

Feitas todas as adequações, o organismo emite um certificado para o produto declarando sua conformidade e posteriormente registra-o junto ao INMETRO.

Otimize o processo

Uma das questões mais relevantes durante a certificação é o tempo e os custos envolvidos no processo. Por isso, a contratação de uma empresa especializada pode ser um grande diferencial.

A falta de padronização nos processos, gastos excessivos com testes, longo tempo para a obtenção do certificado e a falta de suporte no atendimento de normas e leis são alguns dos entraves que fabricantes podem enfrentar. Sendo assim, simplificar as etapas, reduzindo custos e burocracia, é um diferencial para quem busca otimizar o processo.

Obtenha seu certificado

Com a emissão e registro do certificado, seu produto certamente agrega maior valor. Mesmo com custos decorrentes do processo de certificação, o investimento é positivo, uma vez que os benefícios advindos desse processo são inúmeros. Qualidade, segurança, credibilidade são apenas alguns fatores que fazem toda diferença no mercado.

Sua empresa quer certificar seus produtos com eficiência e qualidade? Entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP