Como vender produtos importados com segurança? | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

vender produtos importados com segurança

Como vender produtos importados com segurança?

Vender produtos importados no Brasil pode ser uma alternativa para quem deseja ampliar a presença no mercado e oferecer diferenciais quanto a preço, tipos de mercadorias e outras demandas apresentadas pelos consumidores.

Independente da motivação, é fundamental que importador, seja pessoa física ou jurídica, tenha conhecimento sobre a legislação brasileira para entrada de mercadorias em território nacional e ainda para a venda. 

Existem diversas exigências que cumprem as etapas administrativas relacionadas ao licenciamento de importação, a fiscalização sobre o tratamento aduaneiro e documentações, e ainda a fase cambial sobre as transações financeiras para importação.

Entenda, a seguir, como vender produtos importados de forma legalizada e garantir a segurança do seu negócio.

Entenda a legislação para importação

O primeiro passo para quem deseja comercializar produtos importados é entender como funciona a legislação brasileira sobre a importação. 

A partir do tipo de produto e modalidade escolhida para importação, dentre outras especificidades, existem normas, leis e diretrizes técnicas que devem ser seguidas para evitar penalidades como multas e até mesmo apreensão de mercadorias.

Aqui, vale ressaltar que, para fins comerciais, apenas pessoas jurídicas podem realizar importação, sendo a pessoa física limitada ao valor de 50 dólares para itens enviados do exterior, segundo a Receita Federal.

Vale à pena consultar sites oficiais do governo como a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) e do Ministério da Economia para entender melhor sobre os procedimentos.

Levante os custos e prazos

Existem diferentes modalidades para importação de produtos para escolha. Trading é uma dessas modalidades, na qual empresas fazem o intermédio de importações. Há possibilidade de importar de forma direta ou por meio de dropship, sem contato direto do vendedor com a mercadoria, apenas na transação para o consumidor.

Decidir entre um desses tipos de importação depende de fatores como disponibilidade de estoque e, principalmente, características da mercadoria. Mais ainda, neste caso, é válido estudar com cuidado toda a burocracia para evitar problemas com a regulamentação brasileira sobre importação, que pode gerar custos desnecessários e até mesmo penalidades.

Ainda sobre as despesas, os impostos de importação também podem variar e devem ser levantados e, alguns deles, pagos antes da entrada das mercadorias no país. 

Pesquise por fornecedores confiáveis

Antes de vender produtos importados, como você pode ter percebido até aqui, é necessário seguir os procedimentos para garantir a segurança financeira e jurídica da sua empresa. Dependendo do setor de negócio, características do produto e porte da empresa, será necessário contar com auxílio técnico para evitar prejuízos.

Nesse processo, existem empresas especializadas em importação de produtos que atuam em diversos países e são preparadas para intermediar todas as etapas para entrada de mercadorias no Brasil.

A dica aqui é pesquisar por fornecedores que tenham experiência em lidar com a organização de documentações e a gestão de relacionamento com instituições do governo responsáveis por cada etapa.

Legalize todo o processo

Cada categoria de produtos possui regulamentação própria que seja permitidos o uso e a comercialização, seja em território nacional ou exterior, por meio do processo de certificação em órgãos regulamentadores, a exemplo do Inmetro e Anatel, responsáveis por uma das etapas de anuência, ou seja, a aprovação da importação.

Vender produtos importados de forma ilegal representa riscos financeiros e administrativos, além da apreensão de produtos.

É necessário, portanto, conquistar a anuência para que esses produtos possam entrar no país e garantir, por exemplo, que não existam atrasos e custos extras. Entenda mais sobre a Licença de Importação (LI).

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP