Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Certificação de Produtos

Como saber se seu produto precisa ser certificado? Saiba aqui!

Quem busca comercializar seu produto no mercado nacional ou internacional e quer associá-lo a qualidade, credibilidade e confiança deve buscar a certificação como forma de agregar valor.

No Brasil, o INMETRO é o órgão responsável por sistematizar e conduzir o processo de certificação de produtos. Durante o procedimento é avaliado o atendimento às normas nacionais e internacionais considerando a segurança que o produto oferece, riscos à saúde e ao meio ambiente, impactos econômicos, entre outros.

O INMETRO estabelece um programa de avaliação de conformidade para cada tipo de produto. Conforme o caso, a certificação poderá ser compulsória ou voluntária.

Certificação compulsória do INMETRO

A certificação compulsória decorre da legislação que dispõe de normas específicas para avaliar riscos do produto. O fabricante é obrigado a aderir a todas as exigências estabelecidas pelo INMENTRO.

Nos casos de compulsória, os produtos só podem ser comercializados a partir dessa certificação. Atualmente o INMETRO disponibiliza em seu sítio essa lista de produtos. Eletrodomésticos e similares, brinquedos, artigos escolares, artigos de festas, componentes para bicicletas e panelas metálicas são alguns exemplos de produtos sujeitos à sistematização. Por isso a importância de utilizar sempre brinquedos certificados pelo inmetro.

Certificação voluntária do INMETRO

Na certificação voluntária, os requisitos estabelecidos pelas normas podem ou não ser acatados pelo fabricante considerando os benefícios que ele traz ao negócio.

Para ambos os casos (certificação compulsória ou voluntária), após a verificação de conformidade, o produto receberá um selo do INMETRO atestando sua adequação aos requisitos das normas.

A adesão a um programa de certificação gera custos ao fabricante, mas benefícios também. Além de abrir portas ao mercado internacional, por exemplo, a certificação não compulsória gera credibilidade ao produto, especialmente com relação à questão da segurança. O mercado brasileiro e seus consumidores estão cada dia mais conscientes com relação a aquisição de produtos e buscam não apenas qualidade, mas principalmente segurança. A presença dos órgãos de defesa do consumidor e uma economia mais estabilizada propiciaram um ambiente de educação do consumidor, que cada vez mais investe em produtos pelo benefício direto e indireto que proporcionam.

Quero certificar, o que fazer?

Quero certificar, o que fazer?

Para quem busca certificar seu produto, primeiramente é necessário verificar qual o tipo aplicável (compulsória ou voluntária). A certificação é conduzida pelo INMETRO através de um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), isto é, um organismo certificador de produto. Devido as especificidades do processo, buscar uma consultoria que planeje os passos, organize a documentação e planifique os testes é um diferencial na hora de obter o certificado.Com o objetivo de garantir maior celeridade no processo e tranquilidade para quem busca a certificação, uma consultoria parceira pode oferecer soluções durante o processo permitindo que o cliente foque sua atuação em seus negócios .
A certificação traz inúmeros benefícios para o produto, mas também para o consumidor. Entre eles está o contínuo aumento da qualidade, uma vez que ela estimula uma avaliação completa do produto.

Para o fornecedor, o selo gera o incremento da exportação e fortalecimento do mercado interno de seu produto, priorizando a justa concorrência. Para quem busca um produto com diferencial no mercado, a certificação certamente é o primeiro passo.

Ainda possui dúvidas se o seu produto precisa de certificação do INMETRO? Visite o nosso site e entre em contato conosco!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP