Como oferecer produtos de qualidade no mercado? | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

produtos de qualidade no mercado

Como oferecer produtos de qualidade no mercado?

Consciente e cada vez mais exigente sobre seus direitos, o consumidor brasileiro busca produtos de qualidade que atendam suas necessidades (ou desejos) e que tenham bom preço.

Porém, ainda que o orçamento seja um fator decisivo na hora da compra, ele não é o único: durabilidade, aparência, funcionalidade e outros critérios podem ser utilizados para definir se o produto é apto ou não para ser comercializado.

Além da decisão de compra, a qualidade de produtos, principalmente quando verificada através de selos de certificações, ajuda a tornar o mercado mais competitivo e tirar de cena produtos que possam ser prejudiciais à segurança e à saúde da população. 

Afinal, o que é qualidade do produto?

Basicamente, a qualidade de um produto é determinada pelos materiais utilizados, os processos de fabricação, a tecnologia empregada, capacidade de testagem, sua segurança e outros fatores mensuráveis ou percebidos por consumidores. 

Sobre os tipos, podemos citar dois principais: qualidade técnica, estabelecida através de elementos quantificáveis por consumidores e fornecedores, e a qualidade funcional, que também depende da primeira, mas está mais ligada a percepção e as maneiras de uso do produto.

Impossível citar qualidade sem falar em avaliação, ou seja, a capacidade de testagem. Existem parâmetros técnicos e organismos (instituições) especiais utilizados para certificar produtos de acordo com objetivos diferentes, seja para evitar riscos durante seu uso pelo consumidor final ou para otimizar processos de fabricação.

As vantagens de investir na melhoria da qualidade de produtos, então, reflete não apenas na percepção do consumidor, decisiva para a satisfação, mas também na imagem e nos custos da empresa. Quanto mais alinhados aos padrões de qualidade, maior competitividade e destaque da marca no mercado.

Quais são os parâmetros de qualidade de produtos

Entre os critérios objetivos e subjetivos para determinar a qualidade de produtos, existem referências e parâmetros que orientam fabricantes, consumidores e também organismos de certificação e fiscalização. Alguns desses, são:

Desempenho – ou performance, é estabelecida pelas características gerais e a funcionalidade. Para carros, podemos pensar na eficiência de consumo e no desempenho do motor, por exemplo, que influenciam na decisão de compra quando comparados a concorrentes.

Confiabilidade – relacionada à expectativa de funcionamento de um produto sem apresentar defeitos. Dessa forma, também comparados aos concorrentes, o produto mais confiável é aquele que atende às expectativas de funcionamento sem falhas.

Conformidade – geralmente, produtos possuem um projeto no qual são descritos materiais, processos e recursos em geral para sua fabricação. Para este critério, existem normas e requisitos técnicos que são analisados através da  Avaliação de Conformidade, resultando em certificações, selos e etiquetas. 

Durabilidade – quantificada pelo período de tempo em que um produto funciona em suas características originais sem precisar de manutenção ou reparo constante, ou seja, relacionada ao histórico de desempenho.

Assistência técnica – o atendimento de pós-vendas para suporte ao cliente é uma das maneiras de auxiliá-lo na manutenção e oferecer soluções que contribuem para o tempo de vida útil do produto. Esse tipo de atendimento pode ser obrigatório ou não, dependendo da legislação específica para cada produto.

Outros parâmetros – além destes, existem diversos outros parâmetros para caracterizar produtos de qualidade, entre aparência, valor percebido, controle e gestão da qualidade de processos.

Sejam fabricados no Brasil ou comercializados por importação, é importante que a qualidade seja analisada e homologada por organismos de certificação, como o Inmetro e a Anatel. Vai comercializar produtos importados? Saiba o que é a Licença de Importação e para que ela serve.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP