Como evitar erros na certificação de produtos | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Como evitar erros na certificação de produtos

No processo de certificação de produtos, seja junto ao Inmetro com a certificação compulsória ou na Anatel, é complexo mas ainda assim indispensável. Quem quer importar tais produtos, fabricá-los e ainda vendê-los deve procurar o órgão adequado para fazer esse processo e regularizar sua situação no mercado brasileiro.

Ao longo dos anos foram publicadas diversas portarias relacionadas a famílias de produtos, componentes ou tecnologias agregadas, cada qual trazendo procedimentos, padrões e outras regulamentações específicas para cada caso. Em comum, todas portarias e demais processos na certificação de produtos visam entregar maior segurança, durabilidade e qualidade ao consumidor.

Pela complexidade dos processos que levam à certificação dos produtos, é comum se confundir e cair em erros. Continue lendo para conhecer os principais pontos para evitar erros na certificação.

Portaria do produto

O primeiro passo, e o mais importante para todo seu planejamento, é encontrar e analisar detalhadamente a portaria relativa ao seu produto. Cada órgão tem seus decretos e regulamentações específicos, cada qual abordando um produto ou componente e suas respectivas características, testes obrigatórios, documentos relacionados, modelos de certificação possíveis e afins. 

Conhecer as portarias e outras leis relacionadas ao seu produto permitem o enquadramento correto dentro dos modelos de certificação pelo Inmetro. Ao ter entendimento desta portaria, muitas dúvidas serão esclarecidas, enquanto outras aparecerão – e é normal. Não deixe de consultar outras empresas, fábricas ou outros profissionais em consultorias para tirar suas dúvidas.

Gestão de fornecedores

Muitos problemas podem surgir justamente ao lidar com os fornecedores necessários no processo de avaliação, certificação e registro de objetos. Isso inclui laboratórios, cartórios, OCPs ou OCDs, o próprio Inmetro ou a Anatel, respectivamente, e por aí vai. Para atender todas etapas do processo dentro do prazo estimado, é essencial gerir estes fornecedores de forma rápida e ainda organizada. Garanta um canal de comunicação direto com todas partes para não correr nenhum risco. Confiança e o bom relacionamento são fundamentais para ter a atenção devida durante o processo.

Atenção aos prazos e documentos

Mesmo ponto dos tópicos anteriores: a maioria dos erros e problemas na certificação surge por não cumprimento de prazos determinados e pela não entrega ou elaboração errada de documentos. O processo de certificação de produtos é complexo, sendo ainda mais difícil para quem vai encará-lo pela primeira vez. Mesmo quem já tem alguma experiência também pode errar, por isso todos os tópicos aqui apresentados se encontram.

O processo de certificação precisa ser acompanhado de perto. Deixar de dar a devida atenção às diversas etapas e fornecedores pode tornar o processo longo e mais difícil, comprometendo o ciclo de vendas.

Solução: conte com uma consultoria

Como você deve ter entendido até agora, os erros podem ocorrer e, muitas vezes, não são previsíveis ou fáceis de evitar. Tais erros atrasam todos os trâmites de importadores, fabricantes e vendedores, além de representarem mais gastos além do necessário.

Felizmente, para todos que precisam certificar seus produtos junto ao Inmetro e a Anatel, existem consultorias especializadas em unificar todos processos e etapas para evitar a burocracia e conquistar os registros de forma mais rápida. Este é o trabalho que realizamos aqui na Yes! Certificações desde 2013, justamente por lidar com estas questões em outras empresas.   

Com a Yes! Certificações você conta com nossa expertise e escapa da burocracia. Temos um time de especialistas e oferecemos consultoria dedicada para centralizar seus fornecedores, documentos e todas etapas da certificação de produtos Inmetro e homologação Anatel. Se tem dúvidas sobre os processos e quer apoio na sua certificação, entre em contato com a Yes!.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP