Como certificar produtos pelo Inmetro? 5 passos fundamentais | YesCert

 Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Como certificar produtos pelo Inmetro? 5 passos fundamentais

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma autarquia federal, ou seja, possui autonomia para certificar e fiscalizar produtos e serviços oferecidos ao consumidor brasileiro, com foco na qualidade, segurança, competitividade de mercado e inovação.

Fabricantes e responsáveis pela comercialização de produtos, nacionais ou importados, precisam certificá-los junto ao Inmetro. Durante o processo de certificação, o representante legal, seja ele pessoa física ou jurídica, deve reunir uma série de documentos e cumprir prazos determinados para que não surjam problemas, resultando em atrasos na liberação de licenças ou mesmo no cancelamento do processo.

Confira, a seguir, como certificar produtos pelo Inmetro em 5 passos fundamentais para evitar que o processo seja prejudicado.

Enquadramento do produto

O primeiro passo é avaliar as características do produto e identificar tecnicamente se é passível de certificação. É necessário também avaliar qual escopo de certificação o produto está caracterizado.

Brinquedos, artigos escolares, eletrodomésticos e panelas metálicas são alguns exemplos de produtos que possuem certificação compulsória (obrigatória), sendo que cada produto possui requisitos técnicos específicos. Essa etapa é muito importante, pois a classificação incorreta dos produtos pode gerar penalizações e prejuízos na importação e comercialização dos produtos.

Escolha do modelo de certificação

O passo seguinte é a escolha do modelo de certificação que melhor se adequa a estratégia de importação e comercialização da empresa.

Os modelos variam conforme o escopo, e nesse caso é essencial identificar o volume de importação, as características técnicas da fábrica, a quantidade de ensaios necessários para cada produto, entre outros fatores.

Isso possibilita avaliar qual é o modelo mais adequado e personalizar o processo de certificação Inmetro para que corra de maneira mais ágil e com o menor custo possível.

Organização da documentação técnica

Definidos escopos e modelo de certificação, o passo seguinte para conquistar a certificação Inmetro é o levantamento da documentação técnica necessária para dar entrada ao processo e que será solicitada nas etapas de certificação.

Nesse momento é importante verificar se a empresa possui todos os procedimentos exigidos e se o produto está apto a ser certificado. Para isso, é necessário conhecer a portaria que orienta sobre os requisitos técnicos da certificação. 

Para evitar atrasos, retrabalho, interpretações equivocadas e outros problemas que podem tornar a certificação onerosa, é importante que todos os formulários e solicitações sejam preenchidos corretamente e que licenças, manuais técnicos e os demais documentos sejam entregues sem erros e dentro dos prazos.

Escolha de fornecedores

Ao realizar o processo de certificação será necessário aliar a necessidade de cada empresa a seus fornecedores. Para isso, é imprescindível avaliá-los de acordo com critérios que envolvem a competência técnica, experiência e a habilidade para gerenciar as etapas do processo.

Esses fornecedores desempenham funções que vão contribuir diretamente para a avaliação de conformidade de produtos, serviços e procedimentos da empresa, visando a qualidade e segurança e seguindo as normas e regulamentos técnicos de cada modelo de certificação.

A escolha de fornecedores para certificação, portanto, não pode ser feita de forma equivocada, afinal, pode comprometer o andamento do processo, gerando atrasos, estresse e custos excessivos.

Gerenciamento e acompanhamento 

Após iniciar o processo de certificação, é essencial acompanhar todas etapas. Para que o processo corra sem problemas é preciso cumprir todos os prazos, cobrando dos OCPs e laboratórios, ou seja, gerenciar seus fornecedores. 

Parte desse processo, a operação do Sistema Orquestra é utilizada para comunicação entre o solicitante e o Inmetro e é onde são centralizadas todas as notificações e documentos sobre o registro de objetos e anuência de importação. Tratando-se de um sistema com diversas funcionalidades e etapas mais complexas, é comum surgirem dificuldades na operação, preenchimento de dados ou mesmo perda de prazos.

Conhecimento técnico sobre como certificar produtos pelo Inmetro e dedicação de tempo são essenciais, e contar com uma assessoria é uma maneira de evitar prejuízos causados por erros ou atrasos desde o momento inicial. A Yes! Certificações orienta e monitora todas as etapas para que você tenha tranquilidade e agilidade, superando a burocracia. Saiba como podemos ajudar você a conquistar a certificação de produtos.

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 4750.2114
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP