O INMETRO, em parceria com o IBAMA, criou o programa silêncio, que tem por objetivo melhorar a qualidade sonora dos aparelhos eletrodomésticos que emitem ruídos e que podem prejudicar a saúde dos consumidores. O excesso de ruído pode causar sérios problemas à saúde, entre eles o estresse, a falta de concentração, a ansiedade, o aumento de agressividade, os distúrbios de sono e até mesmo a surdez, entre outros.

Em agosto de 2012 foi publicada a Portaria n.º 430 que estabelece testes de avaliação de emissões sonoras. Ela harmoniza as resoluções do CONAMA com as Portaria do INMETRO para que alguns produtos eletrodomésticos e similares.

Quais produtos devem ser submetidos a Portaria n.º 430?

As normas se aplicam aos secadores de cabelo, liquidificadores, aspiradores de pó ou outros aparelhos que façam a função destes. 

EXEMPLOS DE ALGUNS PRODUTOS ENQUADRADOS NO PROGRAMA SILÊNCIO PORTARIA Nº 430
Selo-Ruído-INMETRO-Secador SECADORES PARA CABELOS
Selo-Ruído-INMETRO-Liquidificador LIQUIDIFICADORES
 Selo-Ruído-INMETRO-Aspirador-de-po ASPIRADORES DE PÓ
Selo-Ruído-INMETRO-Espremedor-de-laranja ESPREMEDOR DE FRUTAS
Selo-Ruído-INMETRO-secador-de-maos SECADORES DE MÃO
Acima alguns dos produtos que deverão ser certificados no programa silêncio da Portaria nº 430 caso seu produto seja um dos listados acima fale com um dos especialistas da Yes! imediatamente, caso não esteja não deixe de consultar nossos especialistas fará o enquadramento correto para seu produto.

Modelo do Selo Ruído (INMETRO e IBAMA)

Selo INMETRO

Como a Yes! Certificações pode ajudar na obtenção do selo ruído?

A Yes! Certificações pode auxiliar com a certificação junto aos órgãos competentes até o obtenção do registro. Além da Portaria n.º 430, esses produtos devem atender ainda à Portaria n.º 371 de eletrodomésticos e similares.

Entre em contato com um de nossos especialistas! Estamos preparados para atende-lo! Clique Aqui