Chega de dúvidas e imprevistos na certificação de componentes de bicicleta uso adulto conforme a Portaria nº 656 do INMETRO, cuidamos de tudo para você!

O INMETRO publicou em 17 de dezembro de 2012 a Portaria nº 656 com o objetivo de aprimorar e melhorar a qualidade dos produtos comercializados. A legislação estabelece diretrizes para a certificação de componentes de bicicletas para uso adulto, produtos que necessitam de qualidade para prover segurança aos consumidores. Os produtos enquadrados nesta Portaria são:componentes de bike teste
Aro, câmara de ar, conjunto de freio, cordoalha, garfo, garfo de suspensão, guidão, niple, pedal, pedivela, quadro, raio e suporte de guidão.

Esses produtos são os maiores responsáveis por acidentes em bicicletas, o que os torna prioritários na certificação. Outros itens por enquanto estão isentos da certificação: cubos, selim, manopla, entre outros.

 Quem terá que certificar os produtos?

Fabricantes e importadores terão de submeter seus produtos à avaliação da conformidade, que deverá ser definida estrategicamente a partir das seguintes opções:

Modelo 4  – Avaliação retirada no fabricante + comércio;

Modelo 5 – Avaliação do SGQ (auditoria) + ensaios;

Modelo 7 – Lote a lote.

Como a Yes! Certificações vai me auxiliar?

A Yes! Certificações montará a melhor estratégia e viabilizará a sua certificação nos órgãos credenciados pelo INMETRO e laboratórios, além de fazer a gestão dos registros obrigatórios.

Confira abaixo nossos serviços.

  •  Implantação da ISO 9001 (Brasil – China);
  • Inspeção (Brasil – China);
  • Gestão da certificação junto aos órgãos credenciados até obtenção do selo;
  • Registro do objeto (entrada junto ao INMETRO e manutenção);
  • Treinamentos (Capacitação da equipe);
  • Sistemática de SAC (Exigência da Portaria).

Se você deseja importar ou possui uma fábrica de componentes, procure a Yes! Certificações. Temos a melhor estratégia para certificar os seus produtos.

Clique aqui e faça contato conosco!