CERTIFICAÇÃO DE
Componentes de Bicicleta

Os produtos classificados como componentes de bicicleta, importados ou fabricados nacionalmente, só podem ser comercializados no Brasil após receberem a certificação junto à portaria INMETRO nº 656/2012.

O objetivo desta certificação é garantir a segurança dos produtos e prevenir acidentes em vias públicas.

Principais problemas

Na busca de redução de custos, empresários buscam tentar resolver sozinhos e acabam enfrentado diversos problemas, acarretando mais custos e um alto desperdício de tempo na tentativa de certificar os componentes de bicicleta. Você não precisa mais perder tempo e dinheiro com trâmites complexos. Sabemos bem quais são as dificuldades que você irá enfrentar, e nossos especialistas estão aqui para ajuda-lo, garantindo a certificação dos componentes de bicicleta no menor tempo possível.

Certifique seus componentes de bicicleta com a Yes!

Somos especialistas em certificação de componentes de bicicleta. Temos uma metodologia ágil e contamos com uma equipe competente e experiente na área. Dessa forma, simplificamos toda a burocracia para que os seus componentes de bicicleta sejam importados e comercializados rapidamente.

Download da Portaria

Disponibilizamos a você o arquivo da portaria nº 656/2012 para download:

DOWNLOAD DA PORTARIA
Certificação de Componentes de Bicicleta

Perguntas
Frequentes

Quais produtos são enquadrados na portaria nº 656, de 17/12/2012?

Estes Requisitos se aplicam aos seguintes Componentes de Bicicletas de Uso Adulto: Aro,
Câmara de Ar, Conjunto de Freio, Cordoalha, Garfo, Garfo de Suspensão, Guidão, Niple, Pedal, Pedivela, Quadro, Raio e Suporte do Guidão, conforme definido nos Anexos Específicos dos Requisitos de Avaliação da Conformidade ora aprovados, sejam estes componentes vendidos isoladamente ou em subconjuntos.” (N.R.)

Excluem-se desses Requisitos a bicicleta de uso adulto, os componentes exclusivamente destinados às bicicletas de uso infantil ou às bicicletas de brinquedo e os componentes para bicicletas de uso adulto que não estejam previstos nas definições estabelecidas nos Anexos Específicos dos
Requisitos de Avaliação da Conformidade ora aprovados.

Muitos produtos geram dúvidas se devem ou não ser certificados como componentes de bicicleta, então é importante seguir uma série de critérios técnicos para fazer a classificação correta.

Nós possuímos anos de experiência em certificação de componentes de bicicleta, então é só entrar em contato conosco que iremos te fornecer todo o suporte necessário.

Quais os tipos e a validade da certificação?

Modelo 4

É um modelo mais simplificado, onde são realizados ensaios nos produtos, sem a necessidade de auditoria na fábrica para avaliar o sistema de gestão da qualidade. Só podem optar por essa opção fabricantes de pequeno porte (MEI, Micro/Pequena empresa ou artesões).

Validade da certificação: 12 meses com testes após 120 dias da emissão do certificado inicial (confirmação certificação) – Durante esse período pode-se fabricar um número ilimitado de lotes dos produtos certificados. Após o prazo é necessário realizar o processo de manutenção.

Modelo 5

São realizados ensaios nos produtos e uma auditoria presencial na fábrica, avaliando o sistema de gestão da qualidade.

Validade da certificação: Ciclos de manutenção 12 e 24 meses – Caso a empresa alcance o ciclo de 24 meses e permaneça sem reprovações, a periodicidade da manutenção se mantém a cada dois anos.

Modelo 7

É avaliado um lote específico de produtos, onde são realizados ensaios conforme a quantidade de itens. Neste modelo não há auditoria, porém a certificação só é válida para o lote produzido.

Validade da certificação: Só é válido até a comercialização total do lote específico. Um novo lote importado ou fabricado deve novamente ser certificado.

ATENÇÃO: Para todos os modelos de certificação, é necessário realizar uma auditoria de tratamento de reclamações (SAC) anualmente.

Quais os problemas comuns no processo de certificação?

  • Demora para conseguir a certificação, por falta de acompanhamento correto do processo;
  • Custos altos para certificação, devido ao retrabalho ou falta de conhecimento;
  • Dificuldade para resolver reprovações ou adequações em documentos ou procedimentos;
  • Atrasos na importação por erros no registro correto dos produtos;
  • Falta de tempo para lidar com a parte burocrática e técnica da certificação;
  • Carência de suporte e informações;
  • Dificuldade de comunicação com OCP’s e laboratórios;
  • Multas no comércio por produtos rotulados incorretamente;
  • Cancelamento de certificados e registros por falta de controle de prazos;
Certificação de Produtos

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP