Certificação de componentes de bicicleta uso adulto: conheça as novas exigências

Certificação de bikes

O aumento de ciclovias, a mudança nas políticas urbanas e a divulgação de um estilo de vida mais saudável vêm provocando um aquecimento no mercado das bicicletas. Atualmente, cerca de 4,5 milhões delas são fabricadas e comercializadas no Brasil por ano, tornando o país o terceiro maior fabricante no mundo, atrás da China e Índia. Se antes a magrela era apenas adotada como prática esportiva, hoje, nos grandes centros, é crescente o número de pessoas que vem utilizando a bicicleta como meio de transporte.

Preocupados com a segurança e a qualidade dos produtos que são ofertados no mercado, desde 17 de junho de 2014, o INMETRO passou a exigir a certificação obrigatória para alguns componentes de bicicletas de uso adulto.

Segundo a Portaria 656 de dezembro de 2012, treze itens devem passar pelo processo de certificação, independente de serem vendidos isoladamente, em subconjuntos ou integrados ao produto final. São eles: aro, câmara de ar, conjunto de freio, cordoalha (cabo de aço utilizado no sistema de freio e câmbio), garfo, garfo de suspensão, guidão, niple, pedal, pedivela, quadro, raio e suporte do guidão.

Vale destacar que a norma não é válida para componentes de bicicletas de uso infantil ou de brinquedo, que são reguladas por portarias específicas e são objeto certificação pelo INMETRO desde 2005. Por isso a importância de utilizar brinquedos certificados pelo INMETRO.

Fique atento!

Fabricantes e importadores ainda podem comercializar produtos que estejam em seu estoque sem certificação até junho deste ano. Contudo, a partir de dezembro de 2015 fica proibida a venda de quaisquer desses componentes sem que haja a conformidade e o registro do produto junto ao INMETRO.

Consequências das certificações para bicicletas

O processo de certificação demanda alguns custos decorrentes da análise de documentos, testes e auditorias a serem realizadas pelos órgãos acreditados pelo INMETRO, além de levarem tempo. Por essa razão, alguns especialistas e associações ligados ao setor vêm discutindo o impacto econômico que essa nova necessidade irá gerar.

Além de garantir mais qualidade e segurança aos produtos, a certificação auxilia com o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, inclusive no que se refere a reclamações. Ja à segurança, vale destacar que ela contribui muito para que alguns parâmetros sejam aprimorados. Acidentes causados pela quebra de quadros, ou mesmo de garfos, são bastante graves e podem comprometer a vida de um ciclista.

Embora pareça um processo oneroso, a contratação uma consultoria especializada pode trazer inúmeros benefícios ao fabricante ou importador. Isso porque ela pode garantir maior celeridade ao processo de obtenção de certificados, poupando desgastes durante o processo e gastos excessivos com testes e novo envio de documentos para o cumprimento de conformidades. A contratação de uma consultoria especializada também pode agregar valor ao seu negócio, possibilitando a melhor orientação quanto ao processo, além de garantir a obtenção dos certificados necessários com maior eficiência. Utilize sempre brinquedos certificados pelo inmetro.

Esclareça já suas dúvidas, Clique aqui e faça contato conosco

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP