Certificação de Brinquedos rápida e simplificada!


Entre as certificações de produtos obrigatórias no Brasil a de brinquedos foi uma das primeiras a serem exigidas em território nacional. Até chegarmos nas portarias hoje vigentes houve uma série de modificações em nível legislativo e técnico e atualmente vigoram as seguintes normas:

certificação de brinquedos

Fora as NBR’s e circulares do INMETRO são estas as portarias que dão as diretrizes para a certificação de brinquedos. Com a atual complexidade dos produtos e processos a Yes! Certificações se especializou na sua certificação para atender seus clientes de maneira ágil e competente, garantindo o êxito na certificação.

Prazos para certificação de brinquedos (Portaria n.º 563):

Art. 19. A partir de 24 (vinte e quatro) meses, contados da data de publicação desta Portaria, os fabricantes nacionais e importadores deverão fabricar ou importar, para o mercado nacional, somente brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta Portaria.

Parágrafo único. A partir de 6 (seis) meses, contados do término do prazo fixado no caput, os fabricantes e importadores deverão comercializar, no mercado nacional, somente brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta Portaria.

Art. 20. A partir de 42 (quarenta e dois) meses, contados da data de publicação desta Portaria, os estabelecimentos que exercem atividade de distribuição e/ou comércio deverão comercializar, no mercado nacional, somente brinquedos em conformidade com as disposições contidas nesta Portaria.

Parágrafo único. A determinação contida no caput não deverá ser aplicável aos fabricantes e importadores que observarão os prazos fixados no artigo anterior.

Art. 21. Os prazos previstos no art. 19 deverão ser observados pelos fornecedores detentores da certificação obtida com base na Portaria Inmetro n.º 321/2009, independentemente da validade do Certificado de Conformidade anteriormente concedido.

Art. 22. Após 12 (doze) meses do prazo estabelecido no art. 19 desta Portaria, o limite previsto no item 5.2.7 do Anexo I passará a ser 0,3% de quantidade máxima de formamida.

Quem precisa de suporte na certificação de brinquedos?

Toda empresa que vai certificar pela primeira vez, que tenha demanda acentuada de processos, que não tenha um técnico especialista em sua estrutura, quem importa ou quem fabrica brinquedos.

Modelo do selo INMETRO de Brinquedos

selo inmetro de brinquedos

Como a Yes! Certificações pode me ajudar?

Uma vez a Yes! Certificações entendendo a sua necessidade, iremos montar um plano de ação para sua certificação e analisaremos seu produto, acompanharemos todos os trâmites necessários para termos êxito em sua certificação, evitando assim prejuízos para a sua empresa.

Entre os nossos serviços:

  • Análise técnica prévia;
  • Formação de família;
  • Levantamento de custos da certificação;
  • Implantação da ISO 9001 para certificação modelo 5;
  • Deferimento da LI junto ao INMETO;
  • Gerenciamento do processo de certificação.

Caso tenha interesse em importar e fabricar brinquedos, procure a Yes! Certificações. Estamos prontos para atendê-lo de maneira ágil e eficaz.

Clique aqui e faça contato conosco!