Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

Certificação de Brinquedos: Porquê certificar com a Yes?

Os produtos classificados como brinquedos, importados ou fabricados nacionalmente, só podem ser comercializados no Brasil após receberem a certificação de brinquedos junto à portaria INMETRO nº 321/2009.

As bonecas, carrinhos e muitos outros brinquedos, sempre fizeram parte do imaginário e do real ao longo do tempo. Com as inovações que acompanharam a tecnologia e a inteligência cada vez mais precoce dos pequenos. Afinal, são os brinquedos que fazem lembrar dos bons tempos da infância até fazer parte da realidade de nossos filhos e netos.

Entretanto, não foi somente a tecnologia que foi levada em consideração para a melhoria dos brinquedos. Mas a questão da segurança começou a fazer parte de todo o processo de fabricação dos objetos de diversão e brincadeira.

Veja também: A certificação de brinquedos é tão importante quanto a fiscalização do INMETRO?

Como funciona a certificação de brinquedos no Brasil?

Atualmente, no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia INMETRO é o único responsável pela certificação de brinquedos. Mesmo sendo fundado nos anos 70, a certificação de brinquedos era opcional aos fabricantes, sem regulação específica, situação que só se tornou apenas em 1988, quando a certificação se tornou compulsória. No entanto, diversas atualizações foram realizadas no regulamento até a Portaria 563/2016 que regula a fabricação de brinquedos.

Para que o produto possa ser liberado para venda no mercado nacional. São realizados diversos testes de qualidade que verificam a resistência do produto a várias situações, tais como: risco de explosão, risco de peças que possam ser engolidas por bebês, risco de peças perfurantes ou cortantes, além de outros testes realizados.

Os produtos são testados de acordo com amostras retiradas do fabricante e no comércio, podendo ser testados por linha de produção ou lote específico. Produtos nacionais e importados são testados e obrigados a ter a certificação INMETRO.

Aprovados, recebem o selo INMETRO e são autorizados para venda. Estes testes são feitos para garantir a segurança de todos e deixar que as brincadeiras possam ser lúdicas e seguras. Então, fique atento ao brinquedo que comprar para o seu filho!

Certificado de segurança

Os materiais industriais e o processo químico foi introduzido para a fabricação em massa dos produtos e isso levou os órgãos governamentais a ficarem de olho e tomarem ações para que tanto as indústrias, quanto os consumidores, pudessem ficar assegurados em todos os termos.

Segundo a Abrinq, os testes devem prever, também, a utilização do brinquedo para algo que ele não seja destinado. Por exemplo, ensaios de queda simulada. Se o brinquedo quebrar, as partes quebradas não podem formar pontas.
Portanto, os produtos com selo de segurança são avaliados periodicamente para terem o certificado.

Veja também: Certificação de brinquedos: é fundamental a certificação de brinquedos?

Conte com a Yes!

Certificações para cuidar do seu produto entrar no mercado com qualidade, segurança e rapidez na certificação de produtos!

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP