Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

A importância de uma avaliação de Conformidade

A importância de uma Avaliação da Conformidade

Você vai até um ponto de venda e compra um produto. Qual a garantia que você tem de que ele não está colocando a sua saúde ou a sua segurança em risco? A avaliação da conformidade tem justamente esse objetivo, de atender às preocupações sociais e criar uma relação de confiança entre um produto ou serviço e o consumidor.

 

Essa avaliação é um processo sistematizado que consiste em atestar que um item, serviço ou processo foi avaliado e aprovado. Ou seja, assegura que ele segue os requisitos de um regulamento técnico, especificação ou norma.

 

Avaliação da conformidade: como é feita?

Normalmente, a avaliação da conformidade é feita em três partes:

 

  • Primeira: quando é realizada pelo fornecedor ou pelo fabricante. A Declaração de Conformidade do Fornecedor é um conjunto de processos utilizados por essa parte quando declara que seu produto segue uma especificação;
  • Segunda: quando é realizada pelo cliente. A Qualificação do Fornecedor é quando o fornecedor é avaliado pelos critérios do cliente para avaliar se determinado produto está em conformidade com uma norma;
  • Terceira: quando é realizada por uma instituição sem interesse na comercialização do produto. Ou seja, que não tenha relação com o consumidor e nem com o fornecedor.

 

Quando a avaliação da conformidade é feito pela terceira parte, a instituição avaliadora precisa ser credenciada. Em território nacional, oficialmente o organismo credenciador é o Inmetro. Seus programas são baseados em requisitos da ISO (International Organization for Standardization) e obedecem a práticas internacionais.

 

Além disso, existem alguns mecanismos disponíveis para a avaliação da conformidade, sendo eles:

 

  • Certificação;
  • Declaração do Fornecedor;
  • Inspeção;
  • Ensaios;
  • Etiquetagem.

 

Tipos de avaliação da conformidade

Ainda, a avaliação pode ser dividida em dois tipos:

Voluntário

Esse tipo de avaliação da conformidade é quando a decisão é exclusiva do fabricante ou fornecedor de um artigo. O objetivo aqui é agregar valor para a marca, comprovando a conformidade de seus produtos com as normas e regulamentos técnicos. Ou seja, atrai consumidores e mostra que aquele produto é de confiança.

 

Compulsório

Nesse caso, a avaliação da conformidade é decorrente de cunho legal. Ou seja, estabelecida pelo governo por meio de decretos, leis e outros e realizada por um organismo regulamentador. De modo geral, enquadra produtos e empresas nas áreas de alimentação, saúde, segurança e meio ambiente. Alguns produtos que precisam passar pela avaliação de forma compulsória, por exemplo, são extintores de incêndio e brinquedos.

 

Avaliação da Conformidade garante a constante melhoria de qualidade

Avaliar a conformidade de um produto é avaliar na verdade se ele foi produzido de acordo com os requisitos mínimos necessários. A saúde e a segurança dos consumidores, além da proteção ao meio ambiente, são alguns dos principais motivos para existir esse processo.

 

A avaliação da conformidade, portanto, é importante pois:

 

  • Protege o meio ambiente;
  • Garante a segurança do consumidor;
  • Agrega valor para a marca;
  • Estimula a constante melhoria de qualidade;
  • Fortalece o comércio interno;
  • Facilita o comércio exterior;
  • Propicia a concorrência justa.

 

Conte com um parceiro confiável

Evite prejuízos e atrasos com a avaliação da conformidade de produtos e serviços. Nossa equipe está exclusivamente focada em permitir que você comercialize seus produtos sem a preocupação com certificação de produtos INMETRO. Entre em contato e nos conte sua necessidade: Descomplique e Certifique com a Yes! Fale Conosco

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP