Rua Doutor Alfredo de Castro, 200 - sala 1104 | Barra Funda, São Paulo / SP      contato@yescert.com.br

3 principais dúvidas sobre a Certificação de Produtos INMETRO

A avaliação de conformidade é um procedimento utilizado que garante que determinado produto atende às regulamentações técnicas. Dessa avaliação, em caso de resultado positivo, resulta-se em uma certificação. No Brasil, o órgão responsável por estabelecer programas de avaliação de conformidade é o INMETRO. Ou seja, a certificação de produtos INMETRO é o atestado dado por um Organismo de Certificação (OCP) que comprova que um produto está em conformidade com os requisitos definidos e que foi aprovado pelo órgão responsável.

Para muitas empresas, esse processo de certificação de produtos INMETRO é um problema por ser muito burocrático. Com isso, é normal que surjam algumas perguntas sobre a avaliação do órgão. Confira quais são as 3 principais questões e tire suas dúvidas!

A certificação de produtos INMETRO é obrigatória?

Para alguns tipos de produtos, a certificação é obrigatória, enquanto para outros ela não é exigida. Por esse motivo, dentro do Sistema Brasil de Avaliação da Conformidade, existem dois tipos de certificação:

Certificação Voluntária

A certificação voluntária é aquela em que a própria empresa opta ou não pela certificação de seu produto. O objetivo é garantir a conformidade com as regulamentações nacionais, regionais ou internacionais. Além disso, esse tipo de certificação serve como um diferencial qualitativo. Ou seja, agrega valor para a marca ao assegurar sua credibilidade.

Certificação Compulsória

Já a certificação compulsória é aquela em é regulamentado por lei ou portaria que o produto só pode ser fabricado e comercializado após ser certificado. Isso serve para garantir que aquele produto atende às questões de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente.

Como conseguir a certificação de produtos INMETRO?

O primeiro passo é descobrir se existe alguma certificação aplicável ao seu produto. Assim, se houver, é possível saber se ela é compulsória ou voluntária. Após realizar essa verificação, é necessário avaliar se sua empresa cumpre com os requisitos para solicitar a certificação. Sabendo de tudo isso, a certificação de produtos é sempre feita por uma terceira parte. No país, é realizada por um Organismo de Certificação de Produto (OCP).

O modelo de certificação de produtos INMETRO que será utilizado depende do produto, processo produtivo, características da matéria-prima e outros fatores. Os 7 modelos mais utilizados são:

Modelo de Certificação 1a – Avaliação única

Uma ou mais amostras são submetidas a avaliação da conformidade, que é efetuada apenas uma vez por meio de ensaio, inspeção, avaliação do projeto e outros. Ou seja, os itens subsequentes de produção não são cobertos pelo certificado de conformidade que for emitido.

Modelo de Certificação 1b – Ensaio de lote

O ensaio pode ser realizado em todas as unidades do lote ou em uma parcela dele, coletada de modo aleatório. O certificado de conformidade é válido e restrito para todo o lote certificado.

Modelo de Certificação 2

Ensaios em amostras coletadas no fabricante para a avaliação inicial, e a retirada periódica de amostras do comércio para a avaliação de manutenção. A função dessa segunda avaliação é verificar se o produto continua conforme às normas técnicas.

Modelo de Certificação 3

Igual ao modelo de certificação 2, porém com a avaliação de manutenção dos itens direto da fábrica. Os ensaios em amostras coletadas no fabricante são para a avaliação inicial, enquanto a retirada periódica de amostras da fábrica são para a avaliação de manutenção. A função dessa segunda avaliação é verificar se o produto continua conforme às normas técnicas, podendo incluir a avaliação periódica também do processo produtivo.

Modelo de Certificação 4

Uma junção dos modelos de certificação 3 e 4. Para a avaliação inicial, os ensaios são realizados em amostras coletadas no fabricante. Já para a avaliação de manutenção, o ensaio é feito em amostras retiradas periodicamente do comércio ou da fábrica, combinados ou alternadamente. A função dessa segunda avaliação é verificar se o produto continua conforme às normas técnicas, podendo incluir a avaliação periódica também do processo produtivo.

Modelo de Certificação 5

A avaliação inicial consiste em ensaios realizados em amostras coletadas no fabricante, incluindo auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). Para a Avaliação de Manutenção, é feita a retirada periódica de amostras direto da fábrica e do comércio. A função dessa segunda avaliação é verificar se o produto continua conforme às normas técnicas, podendo incluir a avaliação periódica também do processo produtivo e/ou da auditoria do SGQ.

Modelo de Certificação 6

Esse é o modelo aplicado principalmente na certificação de processos e serviços. Consiste na avaliação inicial com inspeções ou auditoria do SGQ, seguida da manutenção periódica. A função dessa segunda avaliação é verificar se o produto continua conforme às normas técnicas e incluem a avaliação periódica do processo ou serviço.

Certificação de produtos INMETRO: qual o tempo e o custo?

Não há uma maneira de precisar com exatidão o tempo que levará ou o quanto custará a certificação. Isso porque esse procedimento varia de acordo como tipo de produto e o nível de complexidade dos ensaios necessários. Cada OCP tem a liberdade de estabelecer seus preços, pois não há uma tabela que fixe esses valores.

Conte com um parceiro confiável

Evite prejuízos e atrasos com a certificação de produtos. Nossa equipe está exclusivamente focada em permitir que você comercialize seus produtos sem a preocupação com certificação de produtos INMETRO. Entre em contato e nos conte sua necessidade: Descomplique e Certifique! Fale Conosco

Entre em
CONTATO

Tem alguma dúvida?
Entre em Contato

+55 11 3554.8912
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de receber uma ligação ?

Manda um Whatsapp!

WHATSAPP