Porque a norma ISO 9001 é usada na fase de auditoria para certificação de produtos no INMETRO?

Você já pensou em como aprimorar a maneira como sua empresa opera e é gerenciada? Já ouviu falar da ISO 9001 e da certificação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)? Essas normas são estruturas de gestão de qualidade criadas para ajudar as empresas a melhorar seu desempenho e aumentar a satisfação dos clientes. Independentemente do tamanho ou do setor de atuação, qualquer organização pode implementar a ISO 9001.

É crucial fazer uma distinção clara! Embora a ISO 9001 seja concedida pelo INMETRO, ela não está diretamente relacionada à certificação INMETRO que segue a portaria 371. Esta última é uma certificação que avalia especificamente certos tipos de produtos.

Está intrigado com o tema? Deseja descobrir como obter as certificações ISO 9001 e INMETRO, além de compreender os benefícios que elas podem proporcionar ao seu empreendimento? Continue lendo este artigo!

O que é a certificação ISO 9001?

A ISO 9001, ou ABNT NBR ISO 9001 como é chamada aqui no Brasil, é como um guia que ajuda as empresas a melhorarem a maneira como trabalham e atendem seus clientes. Ela não garante que um produto ou serviço será perfeito, mas mostra que a empresa tem tudo que precisa para entregar o que o cliente pediu.

Essa norma é como um mapa para melhorar a gestão da empresa e pode ser usada junto com outras regras que cuidam do meio ambiente, segurança ou saúde.

Vale lembrar: não existe certificação ISO 9001 para um produto! Essa norma é usada para verificar como a empresa trabalha. O selo de certificação mostra que a empresa segue boas práticas de gestão, ou seja, controla e melhora constantemente seus processos.

Como conseguir a certificação ISO 9001?

Para conseguir a certificação ISO 9001, a empresa precisa passar por uma avaliação feita por um organismo de certificação. Essa avaliação verifica se a empresa está cumprindo vários requisitos, como:

  • Ter um CNPJ;
  • Seguir as leis do setor em que atua;
  • Conhecer bem o contexto da empresa;
  • Saber quem são as partes interessadas (stakeholders);
  • Ter seus processos bem definidos;
  • Ter líderes definidos;
  • Ter uma política de qualidade;
  • Planejar o sistema de gestão;
  • Saber quais recursos são necessários para o planejamento;
  • Ter os processos de operação estruturados;
  • Verificar se os objetivos estão sendo cumpridos;
  • Fazer as correções necessárias;
  • Fazer uma auditoria interna;
  • Contratar um organismo de certificação.

Depois de cumprir todos esses requisitos, a empresa passa por duas etapas de auditoria de certificação.

1ª Etapa

Na primeira etapa, o auditor verifica se a empresa está seguindo todos os requisitos da norma e se não deixou nada de fora. Essa auditoria pode ser feita à distância. Os documentos podem ser enviados para a certificadora. Se tudo estiver certo nessa fase, a empresa pode passar para a próxima etapa, chamada de auditoria de conformidade.

2ª Etapa

A segunda etapa precisa ser feita pessoalmente. Nessa fase, o auditor verifica se os processos estão sendo executados corretamente e se os serviços ou produtos estão de acordo com o que foi planejado. Depois disso, são feitas entrevistas e observações com as pessoas responsáveis pela operação. Se tudo estiver de acordo, o auditor recomendará que a empresa seja certificada.

Muitas vezes, as empresas contratam uma consultoria especializada para ajudar a se preparar para a certificação ISO 9001. Essa preparação acontece antes ou durante a auditoria interna.

Conseguir essa certificação mostra que a empresa trabalha bem e segue boas práticas, o que é reconhecido no Brasil e no mundo todo. Isso dá mais segurança para o cliente na hora de escolher a empresa, o que ajuda a empresa a se destacar no mercado.

Benefícios da Implementação da ISO 9001

A implementação da ISO 9001 pode trazer vários benefícios para a sua empresa, como:

  • Vantagem competitiva;
  • Boa relação entre cliente e fornecedor;
  • Maior desenvolvimento dos funcionários;
  • Cultura da busca constante pela qualidade;
  • Redução de custos.

Entendendo a Certificação INMETRO

A certificação INMETRO tem como objetivo garantir que eletrodomésticos e produtos similares, sejam importados ou nacionais, sigam padrões mínimos de segurança de acordo com a Portaria 371 do INMETRO. A certificação é baseada na IEC (International Electrotechnical Commission) e é obrigatória para os aparelhos listados na norma.

Como conseguir a certificação do INMETRO para esses produtos?

Para conseguir o selo de garantia de conformidade do INMETRO, os equipamentos passam por testes em laboratórios e a linha de produção do fabricante é avaliada periodicamente. O processo leva de três a seis meses para ser finalizado. O tempo de análise depende muito da complexidade do aparelho a ser avaliado.

A lista completa de aparelhos que precisam ser certificados está no site do INMETRO.

A ISO 9001 e a certificação INMETRO trazem benefícios para todos os envolvidos, pois o cliente terá produtos e serviços de qualidade, o mercado terá um nível de exigência mais alto, a empresa lucrará mais e o fornecedor terá que se aprimorar para atender maiores exigências de qualidade.

Este artigo foi escrito pela Yes Certificações, uma empresa especializada em certificação de produtos INMETRO e ANATEL. Nós cuidamos de todo o processo de certificação para você, para que você possa se concentrar no que faz de melhor: gerenciar seu negócio. Saiba mais clicando aqui.

Atenção O texto acima tem caráter informativo e orientativo. Recomendamos sempre que entre em contato conosco ou consulte sempre um especialista na área em questão. Normas, Portarias e Legislações são constantemente atualizadas o conteúdo pode estar obsoleto dependendo do momento da leitura!